A linguagem dialógica no processo de produção textual escrita para curso a distância: composto significativo do material diático
Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar o processo de produção de texto dialógico escrito para curso a distância no qual o objeto de análise compreende as etapas de constituição textual de um curso voltado a professores do Ensino Básico. Desse modo, serão expressos os recursos linguísticos que se pautam no dialogismo como forma de promover a interação e a constituição dos sentidos discursivos. Os resultados esperados apontam as abordagens dialógicas como meio favorável à apreensão do conhecimento na relação ensino-aprendizagem.
Referências
______. (2010) Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
______. (2011) Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes.
Brandão, Helena Hathsue Nagamine. (2004) Introdução à análise do discurso. 2. ed. rev. Campinas: Unicamp.
Dotta, Sílvia. (2009) Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: Estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. São Paulo: Feusp. (Tese de doutorado).
______. Uso de uma Mídia Social como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, Aracaju, 2011. Disponível em: http://www.brie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1623/1388. Acesso em: 27 abr. 2016.
Dotta, Sílvia; Testoni, Elaine A. Contribuições do dialogismo na interação didática assíncrona em mídia social na internet. CBIE-LACLO - Anais do XXI Workshop de Informática na Escola – WIE, Maceió, 2015. Disponível em: http://www.brie.org/pub/index.php/wie/article/view/4979. Acesso em: 30 abr. 2016.
Fiorin, José Luiz.(2008) Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática.
Freire, Paulo. (1987) Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. (O mundo, hoje, v. 21).
______. (1996) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. (Coleção Leitura).
Foucault, Michel. (2014) A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Campo teórico).
Mello, Elisângela de Fátima Fernandes de; Teixeira, Adriano Canabarro. A interação social descrita por Vigotski e a sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias em rede. Anais do XXII SBIE – XVII WIE, Aracaju, 2011. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/1988/1747. Acesso em: 30 abr. 2016.
Orlandi, Eni Puccinelli. (2008) Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 3. ed. Campinas: Pontes.