Uma Experiência do Uso Do Hardware Livre Arduino no Ensino De Programação De Computadores

  • David Albuquerque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
  • Vitor Bremgartner Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
  • Hillermann Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
  • Nilmara Salgado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Resumo


Nos cursos de linguagens de programação, é notória a dificuldade de muitos alunos em aprender tal assunto, pois além de ser abstrato e conceitual, em princípio, a disciplina exige muita prática, e requer que o aluno pense de maneira computacional nas mais diversas soluções de problemas usando programação. As atividades em sala de aula e no caderno ou até no computador se tornam desinteressantes, pois não permitem que o mesmo visualize no mundo real o que foi programado. Por isso, o objetivo deste trabalho é introduzir práticas com o hardware livre Arduino no ensino de linguagem de programação, pois através do hardware podemos criar diversas situações que auxiliem no aprendizado dos comandos de linguagem, e também estimulem o pensamento computacional.

Referências

Alves, R. M.; Silva, A.L.C.; Pinto, M.C.; Sampaio, F. F.; Elia, M. F.; (2012). Uso do hardware livre arduino em ambientes de ensino-aprendizagem. Jornada de Atualização em Informática na Educação – JAIE.

Arduino. (2015) https://www.arduino.cc/en/Guide/Introduction

Cambruzzi, E.; Souza. R. M.; (2015). Robótica Educativa na aprendizagem de Lógica de Programação: Aplicação e análise. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE).

eHow. Passos para fazer um livro pop-up complexo (2016). http://www.ehow.com.br/passos-livro-popup-complexo-estrategia_15348/

França, R. S.; V. A. S. Ferreira V. A. S.; Almeida, L. C. F.; Amaral, H. J. C.; (2014). A disseminação do pensamento computacional na educação básica: lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação. XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC.

LEGO Mindstorms. Home. (2016) http://www.lego.com/enus/mindstorms/?domainredir=mindstorms.lego.com

Lessa, V. E.; Forigo, F. M.; Teixeira A. C.; Licks, G. P. (2015). Programação de Computadores e Robótica Educativa na Escola: tendências evidenciadas nas produções do Workshop de Informática na Escola. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE).

Melo, R. M.; Feliciano, F. D. O.; Brito, J. A.; Melo Filho, I. J.; Carvalho, R. S.; Gomes, A. S.; (2014). Utilização do Arduino como Estratégia Pedagógica na Aprendizagem da Lógica de Programação.

Ribeiro, P. C.; Martins, C. B.; Bernardini, F.C.; (2011). A Robótica como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Disciplinas de Programação em Cursos de Computação e Engenharia. XXII SBIE - XVII WIE. Aracaju.

Rodriguez, C. L.; Zem-Lopes, A. M.; Marques, L.; Isotani, S.; (2015). Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015).

Romero-Zaliz R.; Rubio, M. A.; Madrid, C. M. A. P.; (2014). Enhancing an introductory programming course with physical computing modules. Universidade de Granada. Espanha.

S4A. Scratch for Arduino (2016). http://s4a.cat/

Wing, J. Computational Thinking. Communications of the ACM, 3 ed.:33-35, March, 2006.

Zanetti, H. A. P.; Oliveira, C. L. V.; (2015). Prática de ensino de Programação de Computadores com Robótica Pedagógica e aplicação de Pensamento Computacional. Anais dos Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
ALBUQUERQUE, David; BREMGARTNER, Vitor; LIMA, Hillermann; SALGADO, Nilmara. Uma Experiência do Uso Do Hardware Livre Arduino no Ensino De Programação De Computadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 51-60. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.51.