Uma Experiência do Uso Do Hardware Livre Arduino no Ensino De Programação De Computadores

  • David Albuquerque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
  • Vitor Bremgartner Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
  • Hillermann Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
  • Nilmara Salgado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Resumo


Nos cursos de linguagens de programação, é notória a dificuldade de muitos alunos em aprender tal assunto, pois além de ser abstrato e conceitual, em princípio, a disciplina exige muita prática, e requer que o aluno pense de maneira computacional nas mais diversas soluções de problemas usando programação. As atividades em sala de aula e no caderno ou até no computador se tornam desinteressantes, pois não permitem que o mesmo visualize no mundo real o que foi programado. Por isso, o objetivo deste trabalho é introduzir práticas com o hardware livre Arduino no ensino de linguagem de programação, pois através do hardware podemos criar diversas situações que auxiliem no aprendizado dos comandos de linguagem, e também estimulem o pensamento computacional.

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Publicado
24/10/2016
ALBUQUERQUE, David; BREMGARTNER, Vitor; LIMA, Hillermann; SALGADO, Nilmara. Uma Experiência do Uso Do Hardware Livre Arduino no Ensino De Programação De Computadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 51-60. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.51.