Prototipação de Chatterbots como Método de Aprendizagem em Cursos de Computação: uma experiência em sala de aula

  • Silvia Moraes PUCRS
  • Andre Santos PUCRS
  • Matheus Redecker PUCRS

Resumo


Este artigo relata uma experiência em sala de aula na qual a prototipação de chatbots foi utilizada como método de aprendizagem. Essa experiência foi realizada em uma turma de Inteligência Artificial do curso de Sistemas de Informação. Neste artigo, são detalhadas as etapas do método usado, bem como os resultados obtidos. Nós percebemos um maior engajamento dos alunos nas atividades propostas e ganhos em suas aprendizagens.

Referências

Al-Zubaide, H. e Issa, A. A. (2011) "OnBot: Ontology based ChatBot". Fourth International Symposium on Innovation in Information & Communication Technology, IEEE, p. 7-12.

Amorim, M. T. C. F; Cury, D. e Menezes, C. S. (2011) "Um sistema inteligente baseado em ontologia para apoio ao esclarecimento de dúvidas ", In: Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, 1-9.

Bakar,Ramli. The effect of learning motivation on student's productive competences in vocational high school. International Journal of Asian Social Science, 2014, 4(6), pp. 722-732.

Benotti, L.; Martinez, M. C. e Schapachnik, F. (2014) "Engaging High School Students Using Chatbots, ITICSE, Sweden.

Bii, P. (2013) "Chatbot technology: A possible means of unlocking student potential to learn how to learn". Educational Research, Vol. 4, International Research Journals, 218-221.

Deters, J. I.; Oldoni, A; e Fernandes, A. M. R. (2006) "Bernardo - Agente Pedagógico do Sistema Tutor Inteligente Aplicado a Neurofisiologia". In: Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE – UNB/UCB.

Domingues, M. J. C. S. e Rothermel, A. (2008) "Chatterbot Application in Business Administration Teaching". 5th CONTECSI - International Conference on Information Systems and Technology Management, 992-1003.

Ferreira, L. P e Uchuoa, J. Q. (2006) "Desenvolvimento de um chatbot para auxiliar o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira ". Bazar: Software e Conhecimento Livres, Vol. 1, 21- 32.

Griol, D.; Garcia-Herreno, J. and Molina, J. M. (2011) "The EduAgent Platform: Intelligent Conversational Agents for E-learning Applications". Ambient Intelligence–Sofware and Applications. Advances in Intelligent and Soft Computing, Volume 92, Springer, p. 117-124.

Hung, V.; Elvir, M.; Gonzalez, A.; DeMara, R. (2009), "Towards a method for evaluating naturalness in conversational dialog systems," in Systems, Man and Cybernetics, 2009. SMC 2009. IEEE International Conference on, vol., no., pp.1236-1241.

Jurafsky, D. e Martin, J. H. (2005) Speech and Language Processing: An Introduction to Natural Language Processing, Computational Linguistics, and Speech Recognition.

Kerly, Al.; Ellis, R. and Bull, S. (2009) "Conversational Agents in E-Learning". Applications and Innovations in Intelligent Systems XVI, Springer, p. 169-182.

Moreno, F.C., Manfio, E.R., Barbosa, C.R and Brancher, J.D. (2015) Tical: Chatbot sobre o Atlas Linguístico do Brasil no WhatsApp", CBIE.

Ramayana Junior, A.M and Netto, J. F. M (2014) "Um Chatterbot Educacional Baseado em EmotionML", CBIE.

Shaw, A. (2012) "Using Chatbots to Teach Socially Intelligent Computing Principles in Introductory Computer Science Courses", IEEE Computer Society, 850-851.

Tamayo, S. e Pérez-Marín , D. (2012) "An Agent Proposal for Reading Understanding - Applied to the Resolution of Maths problems", International Symposium on Computer in Education, IEEE Xplore, 1-4.
Publicado
24/10/2016
MORAES, Silvia; SANTOS, Andre; REDECKER, Matheus. Prototipação de Chatterbots como Método de Aprendizagem em Cursos de Computação: uma experiência em sala de aula. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 91-100. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.91.