Análise da Influência de Fatores Externos Associados à Avaliação da Qualidade do Ensino Online

  • Germano Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Thomaz Silva Universidade Federal do Ceará
  • Albano O. Nunes Universidade Federal do Ceará
  • F. Herbert Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo avaliar um novo indicador de qualidade do ensino e a relação dos indicadores avaliados com dois fatores externos à avaliação. O estudo foi conduzido em cursos de formação continuada de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Os resultados apontam que o indicador Autonomia ainda precisa ser melhorado com ações junto ao cursista, de modo a estimulá-lo no desenvolvimento dessa autonomia. Outro resultado obtido foi a constatação de que as diferenças de gênero e da quantidade de cursos em EaD já realizados pelos cursistas previamente, não influenciam a avaliação da qualidade do ensino.

Referências

Attwell, G. (2006) "Evaluating e-learning: a guide to the evaluation of the e-learning". Evaluate Europe Handbook Series Volume 2, European Commission.

Bailey, R. A. (2008) "Design of Comparative Experiments". Cambridge University Press.

Censo EAD.BR. (2013) "Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil 2012". Curitiba: Ibpex.

Dweck, C. S., e Bush, E. S. (1976) "Sex differences in learned helplessness: I. Differential debilitation with peer and adult evaluators". Developmental Psychology, n. 12, p. 147-156.

Galvão, A., Perfeito, C. e Macedo, R. (2011) "Desenvolvimento de expertise: um estudo de caso". Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.11, n.34, p.1015-1033, set/dez.

Gelman, A. (2005) "Analysis of variance? Why it is more important than ever". The Annals of Statistics. n. 33, p. 1–53.

Howard, G. S.; Conway, C. G.; Maxwell, S. E. (1985) "Construct validity of measures of college teaching effectiveness", Journal of Educational Psychology, vol.77, n.2, pp. 187–196.

Lachi, R. L., Rocha, H. V. e Oeiras, J. Y. Y. (2006) "Avaliação de cursos à distância: uso de indicadores para assegurar qualidade". Anais do XVII SBIE.

Marsh, H. W. e Bailey, M. (1993) "Multidimensional students' evaluations of teaching effectiveness: A profile analysis". The Journal of Higher Education, Vol. 64: p. 1–18.

Nicholls, J. G. (1975) "Causal attribution and other achievement-related cognitions: Effects of task outcome, attainment value and sex". Journal of Personality and Social Psychology, n. 31, p. 379-389.

Nunes, A. O. (2015) "Métodos matriciais e tensoriais como suporte à gestão nos Cursos de Engenharia e Sistemas e Mídias digitais na Universidade Federal do Ceará (UFC)". Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática, Fortaleza.

Ribeiro, G. O., Silva, T. E. V., Nunes, A. O., Pinto, F. A. P. e Vasconcelos, F. H. L. (2013) "Avaliação da Efetividade do Ensino em um Curso de Formação continuada Semipresencial". Anais do XIX WIE.

Ribeiro, G. O., Silva, T. E. V., Nunes, A. O., Pinto, F. A. P. e Vasconcelos, F. H. L. (2014) "Perspectivas para a Redução da Evasão em EaD a partir da Avaliação da Qualidade do Ensino Online." In: Anais do 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2014) e 20ª Workshop de Informática na Escola (WIE 2014), p.428-438.

Rocha, E. M., Joyce, C. R., Joyce, F. M. e Werlang, R. (2011) "A Automação da Avaliação Institucional na EAD". Anais do XVII WIE.

Silva, T. E. V., Ribeiro, G. O., Nunes, A. O., Vasconcelos, F. H. L., e Andriola, W.B. (2015) "Avaliação dos Indicadores da Qualidade do Ensino Online: um estudo de caso". Anais dos Workshops do IV CBIE.

Sobrinho, J. D. (2011) "Avaliação institucional, instrumento da qualidade educativa: a experiência da Unicamp". In: Avaliação Institucional: teoria e experiências. José Dias Sobrinho, Newton César Balzan (orgs). 5ª ed. São Paulo: Cortez.

Urbina, N. A.; Pérez, C. B.; Rodríguez, H. R. (2013) "Aplicación del modelo ELQ em la evaluación de la calidad em la educación a distancia impartida em la UPPUEBLA". RIED. Revista Iberoamericana de Educação à Distância, v.15, n.1, pp. 155-172.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
RIBEIRO, Germano; SILVA, Thomaz; NUNES, Albano O.; VASCONCELOS, F. Herbert. Análise da Influência de Fatores Externos Associados à Avaliação da Qualidade do Ensino Online. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 101-110. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.101.