Mineração textual e letramento: aplicações iniciais da ferramenta Sobek com alunos do Ensino Fundamental

  • Eliseo Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniel Epstein Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo de Oliveira Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Isis Pinho Federal University of Rio Grande do Sul
  • Gabriela Rodrigues Escola Municipal Lidovino Fanton

Resumo


Pesquisas recentes elaboradas pelo MEC e por orgãos internacionais apontam para a grande dificuldade encontrada por estudantes brasileiros na leitura e produção textual. Esta dificuldade motivou a elaboração deste estudo que propõe avaliar a percepção dos alunos em relação ao uso da ferramenta de mineração textual Sobek no auxílio em atividades de letramento. Essa ferramenta é capaz de encontrar e extrair informações relevantes de textos e as apresenta em forma de um grafo. Neste estudo, utilizou-se o Sobek em uma série de atividades realizadas durante 5 encontros com um grupo de alunos do Ensino Fundamental em uma escola municipal no sul do Brasil. Os resultados mostraram que os estudantes consideraram a ferramenta eficaz em ajudá-los na organização de ideias e no processo de escrita.

Referências

Abbott, J. A., Faris, S. E. Integrating technology into Preservice Literacy Instructions: a Survey of Elementary Education Students' Attitudes toward Computers. Journal of Research on Computing in Education, v. 33, n. 2, pp. 149-161, 2000.

ANA. Avaliação Nacional de Alfabetização. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2013. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/saeb/ana>. Acessado em 10 de maio de 2016.

Bakhtin, M. M. Questões de literatura e de estética. São Paulo: Unesp/Hucitec, 1988.

Bakhtin, M. M; Volochinov, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981.

Beissner, K. L., Jonassen, D. H., and Grabowski, B. L. Using and selecting graphic techniques to acquire structural knowledge. Performance Improvement Quarterly, 7(4):20–38. 1994.

Calvo, R. A., O'Rourke, S. T., Jones, J., Yacef, K., and Reimann, P. (2011). Collaborative writing support tools on the cloud. IEEE Transactions on Learning Technologies, 4(1):88–97.

Christensen, R. Effects of Technology Integration Education on the Attitudes of Teachers and Students. Journal of Research on Technology in Education, v.34, n.4, pp. 411-433, 2002.

Faraco, C. A.; Tezza, C. Prática de texto para estudantes universitários. 16 ed. Petrópolis: RJ: VOZES, 2007.

INEP. A redação no ENEM 2013: Guia do participante. Brasília, DF. 2013. Disponível em: <link>. Acesso em: 10 maio, 2016. 2013.

Kock, I. V.; Elias, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008.

Korhonen, J., Linnanmäki, K., and Aunio, P. (2014). Learning difficulties, academic well being and educational dropout: A person-centred approach. Learning and Individual Differences, 31(0):1 – 10.

Macedo, A. L., Reategui, E. B., Lorenzatti, A., and Behar, P. A. (2009). Using text mining to support the evaluation of texts produced collaboratively. In WCCE, volume 302 of IFIP Advances in Information and Communication Technology, pages 368–377. Springer.

Marzano, R., Pickering, D., and Pollock, J. (2001). Classroom Instruction that Works: Research-based Strategies for Increasing Student Achievement. Gale virtual reference library. Association for Supervision and Curriculum Development.

Nandhini, K. and Balasundaram, S. (2013). Improving readability through extractive summarization for learners with reading difficulties. Egyptian Informatics Journal, 14(3):195 – 204.

OECD (2013). Pisa 2012 results: What students know and can do. student performance in mathematics, reading and science (volume i). 1.

OECD. PISA 2015 Assessment and Analytical Framework: Science, Reading, Mathematic and Financial Literacy. Disponível em: <link>. Acesso em : 10 de maio de 2016. 2015.

Reategui, E.; Epstein, D. (2015). Automatic Extraction of Nonlinguistic Representations of Texts to Support Writing. American Journal of Educational Research. Vol. 3, No. 12, 1592:1596

Sridhar, D. and Vaughn, S. (2001). Social functioning of students with learning disabilities. Research and global perspectives in learning disabilities.

Vygotsky, L. S. Mind in Society: the Development of Higher Psychological Processes. Cambridge, MA.: Harvard University Press, 1978.

Wei, C.-W., Hsieh, Z.-H., Chen, N.-S., and Kinshuk (2012). Construction of reading guidance mechanism on e-book reader applications for improving learners' english comprehension capabilities. In ICALT, pages 170–172. IEEE.
Publicado
24/10/2016
REATEGUI, Eliseo; EPSTEIN, Daniel; SOARES, Rodrigo de Oliveira; PINHO, Isis; RODRIGUES, Gabriela. Mineração textual e letramento: aplicações iniciais da ferramenta Sobek com alunos do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 111-120. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.111.