Gamificação Aplicada ao Ensino de Gerência de Projetos de Software

  • Luciana Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Ana Carolina Inocêncio Universidade Federal de Goiás
  • Paulo Afonso P. Júnior Universidade Federal de São Carlos
  • Márcio M. Lopes Universidade Federal de Goiás

Resumo


A gamificação tem sido muito utilizada na educação, afim de possibilitar o engajamento dos alunos nas aulas, já que com o método tradicional, os alunos se dispersavam com muita facilidade. Para verificar se a gamificação realmente promovia um maior engajamento entre os alunos da disciplina de Engenharia de Software no conteúdo referente a gerência de projeto de software foram coletado dados utilizando técnica de observação de modo participativo, além da utilização de um questionário, para poder identificar o perfil de cada aluno, afim de equilibrar a divisão dos grupos. Após análise dos resultados, notou-se que a gamificação obteve maior engajamento, além de ter possibilitado uma maior colaboração quando comparado ao método tradicional.

Referências

Alves, E. (2013) "Jogos Sérios para Ensino de Engenharia de Software", Dissertação de mestrado. Universidade do Porto, Portugal.

Araújo, I.C; Carvalho, A.A. (2014). Gamificação: uma oportunidade para envolver alunos na aprendizagem. Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. Braga: CIED.

Bakker, A., & Xexéo, G. (2013). Gamificando Objetivos em Quests: Modelo e Implementação (Doctoral dissertation, Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Bunchball.com. Gamification 101: Na Introdution to the Us of Game Dynamics to Influence Behavior. 2010.

Dantas, A. R; Barros, M. O; Werner, C.M.L.(2004). Treinamento Experimental com Jogos de Simulação para Gerentes de Projeto de Software. Anais XVIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, Brasília, DF.

El-Khuffash, A. Gamification. Report. Ted Rogers School of Management. Toronto. 2013.

Figueiredo, E.; Lobato, C. Dias, K.; Leite, J.; Lucena, C. (2007). Um Jogo para o Ensino de Engenharia de Software Centrado na Perspectiva de Evolução. Anais XXVII Congresso da SBC, Rio de Janeiro, RJ.

Marek, J. (2007). Avaliação da colaboratividade de ambientes E-leaning. Joinville. SC.

Marins, D. R. (2013). Um processo de gamificação baseado na teoria da autodeterminação (Doctoral dissertation, Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Prikladnicki, R. Rosa, R. Kieling, E. (2007). Ensino de Gerência de Projetos de Software com o Planager¹. Anais XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, São Paulo, SP.

Salen, K. Zirmmemam, E. (2006). The game design reader a rules of play Anthology.

Seixas. L.D.R. (2014). A efetividade de mecanicas de gamificação sobre o engajamento dos alunos do ensino fundamental. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

Vianna. Y.; Vianna M.; Medina, D.; Tanaka, S. (2013). Gamification, Inc. Como reinventar empresas a partir de jogos. 1ª Edição, E-Book.

Xavier, A. C., & Souza-Leão, C. (2007). Jogos de linguagem em ficção hipertextual: aprendizagem com diversão no ciberespaço. Jogos eletrônicos: construindo novas trilhas. 1ª. ed. Campina Grande, 105-122.

Zichermann, G. Cunningham, C. (2011). Gamification by design Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. 1ª Edição, O'Reilly.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Luciana; INOCÊNCIO, Ana Carolina; P. JÚNIOR, Paulo Afonso; LOPES, Márcio M.. Gamificação Aplicada ao Ensino de Gerência de Projetos de Software. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 151-160. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.151.