A Construção de Jogos Digitais na Escola: Um Relato de Experiência na Formação de Professores

  • Gláuber Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thiago Reis da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Eduardo Aranha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo


Este artigo apresenta a condução e avaliação de uma experiência de formação de professores do ensino básico da rede pública do estado do Rio Grande do Norte para a utilização de etapas iniciais do game design para a criação de jogos digitais como apoio ao processo ensino-aprendizagem. Os professores participantes puderam refletir sobre o impacto da utilização desse processo inovador dentro da sala de aula, exercitando na prática a definição de um conceito de jogo como solução a problemas apresentados em uma oficina conduzida pelos pesquisadores.

Referências

Mattar, J. (2010) "Games em Educação: Como os nativos digitais aprendem". São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall.

Pietruchinski, M. H.; Coelho Neto, J.; Malucelli, A.; Reinehr, S. (2011) "Os jogos educativos no contexto do SBIE: uma revisão sistemática da literatura". In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE, p.476-485.

Silva, T. R.; Aranha, E. H. S.; Olivera, W.; Fernandes, K. T.; Lucena, M. J. N. R. (2015) "Investigando dois formatos de videoaulas de programação de jogos digitais para alunos do ensino médio". In: XXI Workshop de Informática na Escola – WIE, p.187-196.

Silva, T. R.; Araujo, G. G.; Aranha, E. H. S. (2014) "Oficinas Itinerantes de Scratch e Computação Desplugada para Professores como apoio ao Ensino de Computação – um Relato de Experiência". In: XX Workshop de Informática na Escola – WIE, p.380-389.

Schell, J. (2008) "The Art of Game design: A Book of Lenses". Burlington: Elsevier.

Schuytema, P. (2011) "Design de games: uma abordagem prática". São Paulo – SP: Cengage Learning.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
ARAUJO, Gláuber; SILVA, Thiago Reis da; ARANHA, Eduardo. A Construção de Jogos Digitais na Escola: Um Relato de Experiência na Formação de Professores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 161-170. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.161.