Contribuições da Informática Educativa para a Operação de Adição: Uma Experiência com Alunos nos Anos Iniciais

  • Felipe Couto Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Decíola Fernandes de Sousa Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Wagner Barreto Escola Tenente Rêgo Barros
  • Ana Maria de Sousa Escola Tenente Rêgo Barros

Resumo


O Artigo apresenta as contribuições da Informática Educativa para o apoio na aprendizagem da Operação de Adição, por meio da aplicação do Software Educacional TuxMath para três turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental em uma escola pública em Belém do Pará. O TuxMath por ser dinâmico e divertido, atrai a atenção dos alunos, enquanto manuseiam a ferramenta educacional, aprendem brincando. Dessa forma, orientada da maneira correta, a Informática Educativa contribui para o sucesso nos estudos. Os resultados da pesquisa por meio de um questionário para os alunos permitiram constatar que o uso do software foi avaliado positivamente, tanto na aceitação do jogo quanto na aprendizagem.

Referências

Barbosa, Eduardo F. (1998). Instrumentos de coleta de dados em pesquisas educacionais. Educativa, out.

Brasil. (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF.142p.

Figueiredo, Gislaine; Nobre, Isaura; Passos, Marize Lyra Silva. (2015). Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente. In:Anais do Workshop de Informática na Escola. p. 127.

Gladcheff, Ana P.; Oliveira, Vera B.; Silva, Dilma M. (2001). O software educacional e a psicopedagogia no ensino de matemática direcionado ao ensino fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 8, n. 1, p. 63-70.

Gomes, Tancicleide et al. (2015). Avaliação de um Jogo Educativo para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Infantil. In:Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 1349. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6307/4416

Lima, Árllon Chaves; De Sousa, Decíola Fernandes. (2015). Desenvolvimento do Raciocínio Lógico e Algoritmo Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Ensino Fundamental. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 1379. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6313/4422

Portugal, Carlos Renan; Murarolli, Priscila Ligabó. (2015). Perspectivas em Ciências Tecnológicas: A Influência de um Software Educativo Matemático no 3º Ano do Ensino Fundamental I. v4, n4, p.46-66. Pirassununga – SP. Disponível em: http://fatece.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/perspectiva/volume4/3.pdf

Tajra, Sanmya Feitosa. (2008). Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8 ed. São Paulo: Érica.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
COUTO, Felipe; SOUSA, Decíola Fernandes de; BARRETO, Wagner; SOUSA, Ana Maria de. Contribuições da Informática Educativa para a Operação de Adição: Uma Experiência com Alunos nos Anos Iniciais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 171-180. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.171.