Representação e Análise de Dados no Quinto Ano do Ensino Fundamental: Proposta de Atividade e Relato de Aplicação
Resumo
Pensamento Computacional é um processo de solução de problemas que inclui diversas habilidades exigidas de um profissional da área de Computação e que são úteis para atividades cotidianas de inúmeras áreas. Este artigo apresenta uma proposta de atividade para o quinto ano do ensino fundamental que trabalha com algumas destas habilidades, particularmente as de coleta, representação e análise de dados. Como metodologia, foi utilizada a Computação Desplugada, onde são introduzidos conceitos de computação sem o uso do computador, com tarefas lúdicas e divertidas. Além de uma descrição metodológica da atividade proposta, é apresentado o relato e os resultados da aplicação da mesma a três turmas de escolas públicas do município de (omitido para revisão).
Referências
Arantes, F. L. et al. (2014). Nos rumos da autonomia tecnológica–desaos e lições aprendidas para a formação de jovens. In Anais do WIE 2014, pages 308–317.
Bell, T., Fellows, M. R., and Witten, I. (2015). Computer science unplugged. http://csunplugged.org/books. Acessado em Agosto de 2016.
Costa, T., Batista, A., Maia, M., Almeida, L., and Farias, A. (2012). Trabalhando fundamentos de computação no nível fundamental: experiência de licenciandos em computação da Universidade Federal da Parába. In Anais do WEI 2012, pages 1–4.
Estrela (1986). Brinquedos cara a cara.http://www.estrela.com.br/brinquedo/cara-a-cara/. Acessado em Agosto de 2016.
Machado, E. et al. (2010). Uma experiência em escolas de ensino médio e fundamental para a descoberta de jovens talentos em computação. In WEI 2010, pages 799–807.
MEC (1997). Parâmetros curriculares nacionais. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acessado em Agosto de 2016.
Scaico, P. D. et al. (2012). Relato da utilização de uma metodologia de trabalho para o ensino de ciência da computação no ensino médio. In Anais do WIE 2012, pages 1–10.
Thinking, C., Board, C., Sciences, D., and Council, N. (2010). Report of a Workshop on the Scope and Nature of Computational Thinking. National Academies Press.
Vieira, A., Passos, O., and Barreto, R. (2013). Um relato de experiência do uso da técnica computação desplugada. Anais do WEI 2013, pages 670–679.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.