Histórias em quadrinhos digitais: trabalho interdisciplinar promovendo autoria na EJA

  • Rossana Andrade UFRGS
  • Jessica Balbinot Plá UFRGS
  • Joice Balbuena Iribarem UFRGS
  • Clevi Rapkiewicz UFRGS
  • Juçara Benvenuti UFRGS

Resumo


Um dos aspectos importantes da sociedade digital é propiciar aos alunos a oportunidade de serem autores não meros consumidores de conteúdo. Visando incentivar os alunos da EJA a serem autores buscamos uma ação integrada entre Cultura Digital e Língua Portuguesa e Literatura durante dois semestres, envolvendo duas turmas de ensino médio desenvolvendo tirinhas digitais. Os estudantes tiveram oportunidade de letramento a partir da linguagem icônica presente nos quadrinhos, aproveitando ao mesmo tempo o aspecto lúdico que estes apresentam tornando-se autores no mundo digital. Foi possível constatar o alto potencial do uso de desenvolvimento de tirinhas digitais no processo de letramento e autoria entre alunos da EJA, público este muitas vezes esquecido nos projetos educativos.

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Publicado
24/10/2016
ANDRADE, Rossana; PLÁ, Jessica Balbinot; IRIBAREM, Joice Balbuena; RAPKIEWICZ, Clevi; BENVENUTI, Juçara. Histórias em quadrinhos digitais: trabalho interdisciplinar promovendo autoria na EJA. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 231-240. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.231.