Saberes e Fazeres da Docência na Licenciatura em Informática: Relato de Experiência das Ações do PIBID
Resumo
Este artigo relata experiências didático-pedagógicas vivenciadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Licenciatura em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Natal - Zona Norte. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa-ação sobre Informática e Educação, com foco na formação de professores na área da Computação, bem como o relato da atuação dos bolsistas em uma Escola Pública, localizada na Zona Norte de Natal/RN. Como resultado, avalia-se a contribuição do PIBID, subprojeto Informática, para a formação docente, além das possibilidades de ações pedagógicas inerentes ao ensino de computação na escola pública.
Referências
Bell, T., Witten, I. e Fellows, M. (2011) "Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do Computador", Tradução de Luciano Porto Barreto. Disponível em: http://csunplugged.org/wp-content/uploads/2014/12/CSUnpluggedTeachers-portuguese-brazil-feb-2011.pdf/. Acesso em 20/10/2015.
Bell, T., Whitten, I. e Fellows, M. (2012) "Computer Science Unplugged", Universidade de Canterbury, Nova Zelândia, 2007. 105 p. Disponível em: Acesso em: 12 Fev. 2012.
Bezerra, F. (2014) "Bem mais que os Bits da Computação Desplugada", Anais do III Congresso Brasileiro de Informática na Educação, XX Workshop de Informática na Escola (WIE 2014).
Bombasar, James R.; Santiago, R., Miranda, E. M. e Raabe, A. L. A. (2015) "Ferramentas para o ensino-aprendizagem do pensamento computacional: onde está Alan Turing?", IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (CBIE-LACLO). In: Anais do XXI Workshop de Informática na Escola. Maceió AL.
Brasil, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Portaria n. 72, de 9 de abril de 2010. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em: 17 mai. 2014.
Canan, S. R (2014) "PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores", Rev. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 04, n. 06, p. 24-43, jan./jul. 2012.Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 17 mai. 2014.
Feldman, M. G. (2014) Formação docente e contexto institucional. In: FAZENDA, Ivani Catarina A (Org.); GODOY, Herminia Prado (Coord. Técnica). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez.
Ferreira, A. C. C., Melhor, A., Barreto, J. S., Paiva, L. F. e Matos, E (2015) "Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugada na Educação Básica", IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (CBIE-LACLO). In: Anais do XXI Workshop de Informática na Escola. Maceió AL.
Imbernón, F. (2004) "Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza", 2 ed. São Paulo: Cortez.
Maloney, J., Peppler, K., Kafai, B. Y., Resnick, M. e Rusk, N. (2008) "Programming by choice: Urban Youth Learning Programming with Scratch", Proceedings do 39th SIGCSE'08, Portland, USA, p. 367–371.
Maloney, J., Resnick, M., Rusk, N., Silverman, B. e Eastmond, E. (2010) "The scratch programming language and environment", ACM Transactions on Computing Education, vol. 10, n. 4.
Matos, E. (2013) "Dialética da Interação Humano-Computador: tratamento didático do diálogo midiatizado", Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo/SP, Brasil.
______. Identidade profissional docente e o papel da interdisciplinaridade no currículo de licenciatura em computação. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, PR, v. 13, n. 148, set. 2013.
Matos, E., Oliveira, E. S. G. e Cruz, F. O. (2011) "Currículo e tecnologia – do raciocínio semiótico abdutivo em Peirce aos conhecimentos prévios em Vygotsky", Revista e-Curriculum. São Paulo-SP, vol. 7, núm. 2, agosto, p. 1-22.
Nunes, D. J. (2008) "Ciência da Computação na Educação Básica", Jornal da Ciência, 9.
Ramalho, B. L., Nuñez, I. B. e Gauthier, C (2003), Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios, Porto Alegre: Sulina.
Scaico, P., Henrique, M., Cunha, F. e Alencar, Y. (2012) "Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças". Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, v. 10, n. 3.
Tardif, M. (2010) "Saberes Docentes e Formação Profissional", Petrópolis RJ: Vozes.
Tripp, D. (2005) "Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e investigação", São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466.
Wing, J. M. (2006) "Computational Thinking", Communications of the ACM, vol. 49, n. 13, 2006.