Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Relato de Atividade de Introdução a Algoritmos

  • Gustavo Pinho Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Yuri Weisshahn Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Simone Cavalheiro Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Renata Reiser Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Clause Piana Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Luciana Foss Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Marilton Aguiar Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Andre Du Bois Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumo


Este artigo descreve os principais resultados da proposta e aplicação de uma atividade que introduz os conceitos básicos de algoritmos, com o uso de jogos de tabuleiros, para alunos do quinto ano de escolas públicas. Considerando a metodologia denominada Pensamento Computacional para qualificar tal nível da escola primária, habilidades específicas de Ciência da Computação são exploradas e aplicadas de forma lúdica, sem o uso do computador. As atividades didáticas propostas visam aumentar o interesse dos estudantes ao lidar com conceitos como algoritmos e procedimentos, incluindo também abstração de dados e problemas de decomposição.

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Publicado
24/10/2016
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PINHO, Gustavo; WEISSHAHN, Yuri; CAVALHEIRO, Simone; REISER, Renata; PIANA, Clause; FOSS, Luciana; AGUIAR, Marilton; BOIS, Andre Du. Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Relato de Atividade de Introdução a Algoritmos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 261-270. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.261.