Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Relato de Atividade de Introdução a Algoritmos

  • Gustavo Pinho Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Yuri Weisshahn Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Simone Cavalheiro Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Renata Reiser Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Clause Piana Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Luciana Foss Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Marilton Aguiar Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Andre Du Bois Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Resumo


Este artigo descreve os principais resultados da proposta e aplicação de uma atividade que introduz os conceitos básicos de algoritmos, com o uso de jogos de tabuleiros, para alunos do quinto ano de escolas públicas. Considerando a metodologia denominada Pensamento Computacional para qualificar tal nível da escola primária, habilidades específicas de Ciência da Computação são exploradas e aplicadas de forma lúdica, sem o uso do computador. As atividades didáticas propostas visam aumentar o interesse dos estudantes ao lidar com conceitos como algoritmos e procedimentos, incluindo também abstração de dados e problemas de decomposição.

Referências

Barr, V. and Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to k-12: what is involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, 2(1):48–54.

Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. F. (2010). Computer Science Unplugged.

Bombasar, J. R., de Santiago, R., de Miranda, E. M., and Raabe, A. L. A. (2015). Ferramentas para o ensino-aprendizagem do pensamento computacional: onde está alan turing? In SBIE 2015, pages 81–90.

Bundy, A. (2007). Computational thinking is pervasive. Journal of Scientic and Practical Computing, 1:67–69.

Carnegie Mellon (2013). Center for Computational Thinking. http://www.cs.cmu.edu/˜CompThink/. Acesso: maio/2016.

CSTA, ISTE, and NSF (2010). Computational thinking leadership toolkit. http://www.csta.acm.org/Curriculum/sub/CurrFiles/471.11CTLeadershiptToolkit-SP-vF.pdf. Acesso: maio/2016.

Denning, P. J. (2009). The profession of it: Beyond computational thinking. Commun. ACM, 52(6):28–30.

Falcão, T. P. and Barbosa, R. S. (2015). "aperta o play!"análise da interaç ão exploratória em um jogo baseado em pensamento computacional. In SBIE 2015, pages 419–428.

Farias, A. B., Andrade, W. L., and Alencar, R. A. (2015). Pensamento computacional em sala de aula: Desaos, possibilidades e a formaç ão docente. In CBIE 2015, pages 1226–1235.

França, R. et al. (2015). Desaos e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no brasil. In CBIE 2015, pages 1464–1473.

Google (2013). Exploring computational thinking. http://www.google.com/edu/compu-tational-thinking/. Acesso: maio/2016.

Hinterholz, L. T. and da Cruz, M. E. K. (2015). Desenvolvimento do pensamento computacional: Um relato de atividade junto ao ensino médio, através do estágio supervisionado em computação iii. In WIE 2015, pages 137–146.

ISTE (2013). Operational denition of computational thinking. http://www.iste.org/learn/computational-thinking/ct-operational-denition. Acesso: maio/2016.

Repenning, A., Webb, D., and Ioannidou, A. (2010). Scalable game design and the development of a checklist for getting computational thinking into public schools. In Proc. 41st Tech. Symp. on Comp. Sci. Education, pages 265–269, New York, USA. ACM.

Rodrigues, R. et al. (2015). Análise dos efeitos do pensamento computacional nas habilidades de estudantes no ensino básico: um estudo sob a perspectiva da programacão de computadores. In SBIE 2015, pages 121–130.

Rodriguez, C. L., Zem-Lopes, A. M., Marques, L., and Isotani, S. (2015). Pensamento computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o scratch. In WIE 2015, pages 62–71.

UFPel (2016). EXP-PC Explorando o Pensamento Computacional para a Qualicação do Ensino Fundamental. http://wp.ufpel.edu.br/pensamentocomputacional. Acesso: maio/2016.

Vieira, A., Passos, O., and Barreto, R. (2013). Um relato de experiência do uso da técnica computação desplugada. In SBC 2013, pages 670–679.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Publicado
24/10/2016
PINHO, Gustavo; WEISSHAHN, Yuri; CAVALHEIRO, Simone; REISER, Renata; PIANA, Clause; FOSS, Luciana; AGUIAR, Marilton; BOIS, Andre Du. Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Relato de Atividade de Introdução a Algoritmos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 261-270. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.261.