A Imagem como Elemento Mediador do Conhecimento: As Contribuições do Pibid nos Processos Formativos

  • Camila Fonseca Universidade do Estado da Bahia
  • Síria Sampaio Universidade do Estado da Bahia
  • Ricardo J. R. Amorim Universidade do Estado da Bahia / Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina

Resumo


Este artigo versa acerca do uso da imagem como um elemento mediador das aprendizagens. Tem como propostas, uma maior inserção de práticas de compreensão crítica do texto imagético no currículo escolar, inclusive as imagens das redes sociais; bem como, levar o cinema para a prática educativa da escola com o intuito de promover o lazer educativo e aproximação da comunidade externa à escola, oportunizando o acesso aos bens culturais e formativos oferecidos pelo cinema. Tais propostas surgiram acerca de ações interventivas do Programa PIBID, onde contribuíram para os processos formativos favorecendo o aprimoramento do potencial crítico-reflexivo dos discentes, frente ao acervo visual veiculado socialmente.

Referências

ALVES, Thelma Panerai; SILVA, Ivana Maria Martins; de Carvalho, Ana Beatriz Gomes. Linguagens, tecnologias e educação: interconexões pedagógicas. Recife: Editora UFPE. 2015.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica". In: Moreira, A. F; Candau, V. M.(Org.) Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes. Cap. 1, p. 13-37. 2008.

DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica. 2002.

GOMES, Antenor Rita; SILVA, Núbia Oliveira da. O imagético, a multimodalidade e os hipertextos: novas interfaces da comunicação no facebook. Hipertextus Revista Digital. 2014.

GOMES, Antenor Rita; SILVA, Núbia Oliveira da. Imagem E Conhecimento: Sentidos Moventes, Emergências E Aprendizagem Reu, Sorocaba, SP, v. 39, n. 2, p. 451-461, dez. 2013.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual – proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação. 2007.

LEMOS, André. (2010) Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5ª ed. Porto Alegre: Sulina.

MANSUR, Andre F. Uebe; CARVALHO, Rogerio A de; BIAZUS, Maria Cristina Mansur V. Rede de Saberes Coletivos (ReSa): um Ambiente Complexo para Aprendizagem Acadêmica por meio de Redes Sociais. In: Anais do Workshop de Informática na Escola 2011, p. 1284-1293. 2011.

MARCON, Karina; Machado, Juliana Brandão; Carvalho, Marie Jane Soares. (2012) Arquiteturas Pedagógicas e Redes Sociais: Uma experiência no Facebook. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

NEVES, André de Jesus. Cibercultura e Literatura Identidade e Autoria em Produções Culturais Participatórias e na Literatura de Fã (Fanfiction). Jundiaí: Paco editorial, 2014.

OLIVEIRA, B. J. (org.) História da Ciência no Cinema. UFMG, Belo Horizonte, Editora Argumentum. 2005.

OROFINO, Maria Isabel. Mídias e mediação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez.2005.

PEREIRA, Ana Rúbia Muniz dos Santos; FRANCO, Minéia Cristina. Em Extensão. Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 143-154, jul./dez. 2015.

SANTAELLA, L. Desafios da ubiquidade. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas: Unicamp, v. 9, p. 19-28, abr./jun. 2013.

SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de imagens, cultura visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, volume 36, número 128, páginas 451-472. 2006.

ROJO, Roxane (org). Escola conectada: os multiletramentos e a TICs. São Paulo: Parábola, 2015.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
FONSECA, Camila; SAMPAIO, Síria; AMORIM, Ricardo J. R.. A Imagem como Elemento Mediador do Conhecimento: As Contribuições do Pibid nos Processos Formativos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 311-320. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.311.