Aprendizagem além do espaço escolar: uma experiência educativa em atividades de extensão na educação tecnológica

  • Carlos Emilio Severo Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Rodrigo Freitas Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Tainã Milano Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Márcio Spenst Instituto Federal Sul-rio-grandense
  • Alex Sandro Valerio Instituto Federal Sul-rio-grandense

Resumo


O presente artigo descreve os resultados de uma prática educativa no âmbito de um projeto de extensão realizado em parceria entre o (blind review) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (blind review). A prática educativa envolveu um estudo de caso acerca da influência de projetos de extensão na formação e aprendizagem de estudantes do ensino tecnológico. Os resultados demonstram os aspectos positivos da vivência prático-profissional dos estudantes.

Referências

COSTA, A.; SILVA, P. B. (2011). Extensão universitária brasileira: possibilidades, limitações e desafios. São Paulo: Nelpa.

GUEDES, G. (2009). UML 2: Uma abordagem prática. 1ª Edição. São Paulo: Novatec.

PACHECO, E. (2010). Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC/SETEC.

RAABE, A. L. A.; ALVES, G. A.; PEDRO, C. R.; CERCAL, J. J. (2007). Oficinas de utilização de Software Educacional: Um relato de experiência. In: Anais do Workshop de Informática na Escola.

SANTOS, M. P. (2012). Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão UEPG, v. 8, n. 2, p. 154­163.

SCHILDT, H.; SKRIEN, D. (2013). Programação com Java: uma introdução abrangente. Porto Alegre: Bookman.

SOUZA, F. N.; Moreira, A. (2010). Perfis de questionamento em contextos de aprendizagem online. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n. 12, p. 15­25.

SOMMERVILLE, I. (2007). Engenharia de Software. 8ª Edição. São Paulo: Pearson.

TORI, R. (2010). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distância em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac.

WAZLAWICK, R. S. (2013). Engenharia de Software: conceitos e práticas. Rio de Janeiro: Campus.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
SEVERO, Carlos Emilio; FREITAS, Rodrigo; MILANO, Tainã; SPENST, Márcio; VALERIO, Alex Sandro. Aprendizagem além do espaço escolar: uma experiência educativa em atividades de extensão na educação tecnológica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 321-328. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.321.