Aprendizagem além do espaço escolar: uma experiência educativa em atividades de extensão na educação tecnológica
Resumo
O presente artigo descreve os resultados de uma prática educativa no âmbito de um projeto de extensão realizado em parceria entre o (blind review) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (blind review). A prática educativa envolveu um estudo de caso acerca da influência de projetos de extensão na formação e aprendizagem de estudantes do ensino tecnológico. Os resultados demonstram os aspectos positivos da vivência prático-profissional dos estudantes.
Referências
GUEDES, G. (2009). UML 2: Uma abordagem prática. 1ª Edição. São Paulo: Novatec.
PACHECO, E. (2010). Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília: MEC/SETEC.
RAABE, A. L. A.; ALVES, G. A.; PEDRO, C. R.; CERCAL, J. J. (2007). Oficinas de utilização de Software Educacional: Um relato de experiência. In: Anais do Workshop de Informática na Escola.
SANTOS, M. P. (2012). Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão UEPG, v. 8, n. 2, p. 154163.
SCHILDT, H.; SKRIEN, D. (2013). Programação com Java: uma introdução abrangente. Porto Alegre: Bookman.
SOUZA, F. N.; Moreira, A. (2010). Perfis de questionamento em contextos de aprendizagem online. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n. 12, p. 1525.
SOMMERVILLE, I. (2007). Engenharia de Software. 8ª Edição. São Paulo: Pearson.
TORI, R. (2010). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distância em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac.
WAZLAWICK, R. S. (2013). Engenharia de Software: conceitos e práticas. Rio de Janeiro: Campus.