Uso de WebQuest na Alfabetização Científica sobre Genética

  • Celcino Moura Instituto Federal do Espírito Santo
  • Tadeu Mognhol Instituto Federal do Espírito Santo
  • Andre Silva Instituto Federal do Espírito Santo
  • Isaura Nobre Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vanessa Battestin Nunes Instituto Federal do Espírito Santo
  • Jaqueline Maissiat Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo


Este estudo objetivou desenvolver a alfabetização científica, aliando tecnologias digitais (WebQuest) a pedagogias sócio-interacionistas para mediar à aprendizagem do tema genética. Como metodologia foi utilizada a investigação qualitativa, teórico empírica, do tipo estudo de caso. O processo de ensino foi desenvolvido segundo a abordagem sócio-histórica de Vygotsky e o planejamento das ações conforme os três momentos pedagógicos de Delizoicov. Como resultados, consideramos que as WebQuests criadas pelos alunos evidenciaram que atingiram os pressupostos dos fundamentos para o ensino médio definidos pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais em seus cinco eixos temáticos com vistas à construção de um educação democrática.

Referências

André, M. E. D. A. (2013). "O que é um Estudo de Caso Qualitativo em Educacão. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade". Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez.

Barbosa, L. C. A., Recena, M. C. P. "O uso de WebQuests na educação crítica emancipatória: Seguindo os ideais de Paulo Freire". Rev. Ciências & Ideias, v.3, n.1, 2011.

Brasil. (2013). "Diretrizes Curriculares Nacionais". Brasília/DF: Ministério da Educação.

Chassot, Attico. (2003). "Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social". Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr nº 22.

Costa, F. A., Carvalho, A. A. A. (2006). "WebQuests: Oportunidades para alunos e professores". Atas sobre o encontro de WebQuest. Braga, CIEd.

Cristovão, H. M., Nobre, I. A. M. (2013). "Software educativo e objetos de aprendizagem". In: Nobre, I. A. M.; Nunes, V. B.; Gava, T. B. S.; Fávero, R. da P.; Bazet, L. M. B. (Org.). Informática na Educação: um caminho de possibilidades e desafios. Serra: IFES.

Delizoicov, D., Angotti, J. A., Pernambuco, M. M. (2011). "Ensino de Ciências: fundamentos e métodos". São Paulo, Cortez,, 4. ed.

Dodge, B., March, T. (2007) "Página principal de WebQuests". Disponível em: <http://webquest.org/index.php> . Acesso em Abril 2016.

Freire, P. (1992). "Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido". Notas de Ana Maria Freire. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 6. ed.

Moran, J.M. (2013). "Integrar as tecnologias de forma inovadora". In: Novas Tecnologias e Mediação pedagógica, Papirus, p.36-46, 2013, 21a ed.

Perez Gómez, A. (2015). "Educação da Era Digital". Porto Alegre, Penso, 2015.

Reis, Francisca das C. Soares. Santos, Francisca Elsenir P. Nascimento, Vilmar A. (2010). "Pesquisa e Escrita Colaborativa no Ensino Fundamental: A Webquest e o Blog em Atividades Interdisciplinares". In: Anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2010.

Santos, T. R., Barin, C. S. (2014). "Problematização da metodologia WebQuest na prática educativa: potencialidade e desafios". In: Rev.Tecnologias na Educação, Ano 6, n. 11.

UNESCO. (2001). "Educação para todos: o compromisso de Dakar", Brasília, DF, Unesco Brasil.

Vygotsky, L.S. (2011). "A Construção do pensamento e da linguagem". São Paulo, WMF Martins Fontes, p. 351-352, 2, ed.

Vygotsky, L. S. (2005). "Pensamento e linguagem". São Paulo, Martins Fontes, 3. ed.
Publicado
24/10/2016
MOURA, Celcino; MOGNHOL, Tadeu; SILVA, Andre; NOBRE, Isaura; NUNES, Vanessa Battestin; MAISSIAT, Jaqueline. Uso de WebQuest na Alfabetização Científica sobre Genética. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 329-338. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.329.