A Abordagem Didática da Simulação Virtual no Ensino da Química: Um Olhar para os Novos Paradigmas da Educação

  • Gerla Silva Universidade Federal do Amazonas
  • José Francisco Netto Universidade Federal do Amazonas
  • Renato Souza Universidade Federal do Amazonas

Resumo


As dificuldades de aprendizagem da Química têm feito com que professores busquem nas novas alternativas didáticas e metodológicas respostas para mudar essa situação. Utilizou-se o software de simulação PhET com o objetivo de desenvolver a cognição dos alunos no que se refere as interações que ocorrem nas partículas microscópicas das substâncias, facilitando a compreensão dos conteúdos de Química, em particular, dos estados físicos da matéria. A pesquisa aconteceu numa escola da rede pública de Manaus, numa turma de primeiro ano do Ensino Médio. Os dados obtidos da observação e questionário foram tratados seguindo a Análise de Conteúdo. A simulação mostrou-se eficaz na aprendizagem do conteúdo estudado.

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Publicado
24/10/2016
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SILVA, Gerla; NETTO, José Francisco; SOUZA, Renato. A Abordagem Didática da Simulação Virtual no Ensino da Química: Um Olhar para os Novos Paradigmas da Educação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 339-348. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.339.