Relato de experiência: curso de introdução à programação para crianças do ensino fundamental no IFSP Votuporanga

  • Luciene Cavalcanti Rodrigues Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) / Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (Fatec)
  • Ana Paula Garrido de Queiroga União das Faculdades dos Grandes Lagos (UNILAGO)
  • Manassés Vitorino de Oliveira Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Alessandro Tetsuo More Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Resumo


Crianças estão aprendendo a todo momento, por meio de inúmeras atividades dentro e fora da sala de aula, que permitem a construção de conhecimento através de leitura, escrita, vídeos, jogos e troca de experiências, tornando-os mais autônomos, autodidatas, capazes de resolver problemas e trabalhar em equipe. Neste contexto, as crianças não devem apenas consumir tecnologia e sim construí-la, desta forma, este artigo relata a experiência de ensino de programação de jogos utilizando Scratch com um grupo de 16 crianças de 9 a 10 anos de uma escola municipal em conjunto com o IFSP campus Votuporanga-SP, demonstrando uma forma interdisciplinar de aprimorar o raciocínio lógico de forma colaborativa e divertida.

Referências

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Publicado
24/10/2016
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RODRIGUES, Luciene Cavalcanti; QUEIROGA, Ana Paula Garrido de; OLIVEIRA , Manassés Vitorino de; MORE, Alessandro Tetsuo. Relato de experiência: curso de introdução à programação para crianças do ensino fundamental no IFSP Votuporanga. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 349-358. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.349.