Parallel Miss Marple: Threads e Java RMI Aplicados à Verificação de Indícios de Plágio

  • Ricardo Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Roseclea Medina Universidade Federal de Santa Maria

Resumo


A identificação do plágio em trabalhos escolares ainda possui desafios. Um deles é o longo tempo necessário para que programas de computador realizem a análise de grandes lotes de documentos digitais. Este trabalho relata o processo de aprimoramento de uma ferramenta open-source de busca de indícios de plágio através da aplicação de técnicas de computação paralelo-distribuída, usando-se threads e Java RMI, trazendo benefícios para professores, avaliadores e usuários em geral. Os testes de desempenho apontaram que a nova versão do programa atinge um speedup de 1.99 com o uso de duas threads de processamento, ou seja, redução de aproximadamente 50% do tempo de análise em relação à versão anterior.

Referências

Álvila, R. L., Soares, J. M. (2013) "Uso de técnicas de pré-processamento textual e algoritmos de comparação como suporte à correção de questões dissertativas: experimentos, análises e contribuições", em Anais do XXIV SBIE.

Arenhardt, C. P. B. (2013) "Miss Marple - Desenvolvimento de Ferramenta Para Auxiliar na Verificação e Detecção de Indícios de Plágio com Base no Método DIP -Detector de Indícios de Plágio", UFSM.

Arenhardt, C. P. B., Medina, R. D., Pertile, S. L., Gomes, R. B., Trindade, V. L. (2012) "Miss Marple Proposta de Desenvolvimento de Ferramenta de Detecção de Indícios de Plágio com base no Método DIP Detector de Indícios de Plágio", em Anais do XXIII SBIE.

Dutta, S., Bhattacharjee, D. (2014) "Plagiarism Detection by Identifying the Keywords", em Computational Intelligence and Communication Networks (CICN), p.703-707, 14-16 de Novembro.

Foster, I. (1995) "Designing and Building Parallel Programs".

Jiffriya, M.A.C., Jahan, M.A.C.A., Ragel, R.G., Deegalla, S. (2013) "AntiPlag: Plagiarism detection on electronic submissions of text based assignments", em Industrial and Information Systems (ICIIS), 2013 8th IEEE International Conference on Industrial and Information Systems, p.376-380, 17-20 de Dezembro.

Moraes, R. (2004) "O plágio na pesquisa acadêmica: a proliferação da desonestidade intelectual". Disponível em www.faculdadesocial.edu.br/revistas/index.php/dialogospossiveis/article/view/191/146. Acesso em junho/2015.

Ohmann, A. (2013) "Efficient Clustering-based Plagiarism Detection using IPPDC", em College of Saint Benedict and Saind John's University. Disponível em http://digitalcommons.csbsju.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1015&context=honors_theses. Acesso em Julho/2015.

Pertile, S. L., Piovesan, S. D., Lobo, Medina, R. D. (2010) "Agente Integrado a Plataforma MLE-Moodle para Detecção Automática de Indícios de Plágio", em Anais do SBIE, 2010.

Pertile, S.L. (2011) "Desenvolvimento e Aplicação de um Método para Detecção de Indícios de Plágio", UFSM.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Ricardo; MEDINA, Roseclea. Parallel Miss Marple: Threads e Java RMI Aplicados à Verificação de Indícios de Plágio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 369-378. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.369.