Aplicativo de Desenho do Google Drive: uma análise com foco na aprendizagem colaborativa com suporte computacional

  • Mixilene Sales Santos Lima Universidade Federal do Ceará
  • Karla Angélica Silva do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Clodomir Silva Lima Neto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este artigo apresenta como o aplicativo de desenho pode apoiar a aprendizagem colaborativa durante uma atividade com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública por meio do uso de dispositivos móveis durante a realização de um projeto pedagógico. Os resultados destacam situações de interação e colaboração dos estudantes registrados no aplicativo durante o projeto. Utilizando um ambiente online com ferramenta de comunicação e produção, os alunos realizam trocas de informações em contextos diferentes que favoreceu a aprendizagem de assuntos para criação de materiais educativos.

Referências

Almeida, M. E. B. de; Valente, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes. São Paulo: Paulus, p. 6-8, 2011.

Dillenbourg, P.; Järvelä, S.; Fischer, F. The evolution of research on computer-supported collaborative learning. In: Technology-enhanced learning. Springer Netherlands, p. 3-19, 2009.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Lipponen, L. Exploring Foundations for Computer Supported Collaborative Learning. Department of Psychology, University of Helsinki, Finland. Proceedings of CSCL 2002, page 72-81.

Machado, A. C. T. Google Docs e Spreadsheets: Autoria colaborativa na web 2.0. Revista Científica do Departamento de Tecnologia do Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Volume 2, número 1, jan. 2009.

Nascimento, Karla A. S.; Castro Filho, José Aires. Aprendizagem móvel e suas tecnologias: uma revisão sistemática da literatura. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Congresso Brasileiro de Informática na Educação – CBIE, 2015. p. 721.

Norris, C.; Soloway, E. Substantive Educational Change is in the Palm of our Children's Hands. Handbook of mobile learning, 2013.

Saccol, A.; Schlemmer, E.; Barbosa, J. M-learning e ulearning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Stahl, G.; Koschmann, T.; Suthers, D. Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. Cambridge handbook of the learning sciences, v. 2006, p. 409-426, 2006.

Torres, P. L.; Irala, E. A. F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. _____ In: Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, p. 61-93, 2014.

Vygotsky, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Zeman, E. What's driving Apple's 10 billion app success. Information Week, 2011.
Publicado
24/10/2016
LIMA, Mixilene Sales Santos; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; LIMA NETO, Clodomir Silva; CASTRO FILHO, José Aires de. Aplicativo de Desenho do Google Drive: uma análise com foco na aprendizagem colaborativa com suporte computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 387-396. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.387.