Aplicativo de Desenho do Google Drive: uma análise com foco na aprendizagem colaborativa com suporte computacional
Resumo
Este artigo apresenta como o aplicativo de desenho pode apoiar a aprendizagem colaborativa durante uma atividade com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública por meio do uso de dispositivos móveis durante a realização de um projeto pedagógico. Os resultados destacam situações de interação e colaboração dos estudantes registrados no aplicativo durante o projeto. Utilizando um ambiente online com ferramenta de comunicação e produção, os alunos realizam trocas de informações em contextos diferentes que favoreceu a aprendizagem de assuntos para criação de materiais educativos.
Referências
Dillenbourg, P.; Järvelä, S.; Fischer, F. The evolution of research on computer-supported collaborative learning. In: Technology-enhanced learning. Springer Netherlands, p. 3-19, 2009.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Lipponen, L. Exploring Foundations for Computer Supported Collaborative Learning. Department of Psychology, University of Helsinki, Finland. Proceedings of CSCL 2002, page 72-81.
Machado, A. C. T. Google Docs e Spreadsheets: Autoria colaborativa na web 2.0. Revista Científica do Departamento de Tecnologia do Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Volume 2, número 1, jan. 2009.
Nascimento, Karla A. S.; Castro Filho, José Aires. Aprendizagem móvel e suas tecnologias: uma revisão sistemática da literatura. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Congresso Brasileiro de Informática na Educação – CBIE, 2015. p. 721.
Norris, C.; Soloway, E. Substantive Educational Change is in the Palm of our Children's Hands. Handbook of mobile learning, 2013.
Saccol, A.; Schlemmer, E.; Barbosa, J. M-learning e ulearning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
Stahl, G.; Koschmann, T.; Suthers, D. Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. Cambridge handbook of the learning sciences, v. 2006, p. 409-426, 2006.
Torres, P. L.; Irala, E. A. F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. _____ In: Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, p. 61-93, 2014.
Vygotsky, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Zeman, E. What's driving Apple's 10 billion app success. Information Week, 2011.