O Desafio da Mobilidade: Um Caso de Estudo do M-learning na Prática Escolar

  • André Ricardo Velho Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Regina Barwaldt Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vagner Rosa Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo


Nas últimas décadas temos acompanhado o crescimento significativo dos dispositivos móveis nas atividades diárias da sociedade. A educação profissionalizante observando esse movimento tecnológico busca agregar as Tecnologias da Informação e Comunicação em suas práticas. Como contribuições deste trabalho realizamos uma análise categorial, onde, uma oficina foi aplicada em um curso de Formação Inicial e Continuada, desenvolvida com a metodologia de Unidades de Aprendizagem e concluímos que a mobilidade auxilia no desenvolvimento das seguintes categorias: busca de informação, independência, curiosidade, segurança na troca de informações na internet, utilização e navegação na internet com postura ética.

Referências

ABACHI, H. R., & MUHAMMAD, G. (2014). The impact of m-learning technology on students and educators. Computersin Humam Behavior, 30,491-496, doi:10.1016/j.chb.2013.06.018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

BOGDAN, R. & BIKLEN, S. (2010). Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora.

FERNANDES K.T; e-Learning via dispositivos móveis no Brasil: Estado da Arte e Desafios à Luz do Acesso Participativo e Universal do Cidadão Brasileiro ao Conhecimento; 2012. Disponível em <http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/desafie!/2012/0019.pdf>. Acesso em: abr. 2016.

FILHO, N. F. D. BARBOSA, E. F.; Estudo e Definição de um Conjunto de Características e Requisitos para Ambientes de Aprendizagem Móvel, Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBIE . ISSN 2316-6533O, 26–30. 2012.

GALIAZZI, M. C.; GARCIA, F. Á.; LINDEMANN, R. H. Construindo Caleidoscópios – organizando unidades de aprendizagem. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. Educação em Ciências – produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 65-84.

GARCÍA-CABOT, A., de-MARCOS, L., & GARCÍALOPEZ, E. (2014). An empirical study on m-learning adaptation: learning performance and learning contexts. Computers & Education.

KOUNINEF, B. et al. Lms inttic system using mobile technology and podcasting in blended learning. In: Education and eLearning Innovations (ICEELI), 2012 International Conference on. [S.l.: s.n.], 2012. p. 1-6.

MOLNAR, A.; MUNTEAN, C. Mobile learning: An economic approach. In: Intelligent and Adaptive Learning Systems Technology Enhanced Support for Learners and Teachers. [S.l.: s.n.], 2012. p. 311-326.

MORAES, R.; GOMES, V. Uma Unidade de Aprendizagem sobre Unidades de Aprendizagem. In: GALIAZZI, M. C. (Org.). Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Unijuí, 2007. p. 243–280.

OLIVEIRA, Estêvão Domingos Soares de; ANJOS, Eudisley Gomes dos; OLIVEIRA, Felipe Soares de; SOUSA, Hercilio de Medeiros; LEITE, Jan Edson Rodrigues. Estratégias de uso do WhatsApp como um ambiente virtual de aprendizagem em um Curso de Formação de Professores e Tutores. In Simpósio Internacional de Educação a Distância. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos. 2014.

PIAGET, J. Problemas da psicologia genética. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

RACHID, L. C., ISHITANI, L. (2012). m-tutorial: ferramenta de autoria para desenvolvimento de tutoriais voltados para o m-learning. In: Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v.20, n.1.

TECHINBRAZIL. (2015) "Uso de Smartphones no Brasil", In: <https://techinbrazil.com.br/uso-de-smartphones-no-brasil>. Acesso em: set. 2015.

TRAXLER, J. Current state of mobile learning. In: ALLY, M (Org.). Mobile learning: transforming the delivery of education and training. Edmonton: AU Press, Athabasca University, 2009. Disponível em: www.aupress.ca/index.php/books/120155. Acesso em: set. 2015.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
VELHO, André Ricardo; BARWALDT, Regina; ROSA, Vagner. O Desafio da Mobilidade: Um Caso de Estudo do M-learning na Prática Escolar. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 397-406. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.397.