Uma Análise Quantitativa do Uso da Internet na Prática Pedagógica dos Professores das Escolas Municipais de Mossoró-RN

  • Rommel W. de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Stenio B. Fernandes Secretaria de Estado da Educação e da Cultura ­ (SEEC)
  • Lindsay W. L. de Oliveira Prefeitura Municipal de Mossoró ­ (PMM)

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar o uso da Internet na prática pedagógica dos professores do Ensino Fundamental. Trata-­se de um estudo de natureza quantitativa, onde para a coleta dos dados foi utilizado um questionário, elaborado com base nas leituras do referencial teórico sobre o uso da Internet na educação. A aplicação do questionário foi realizada nas escolas da zona urbana do Município de Mossoró. Os resultados da pesquisa apontam que os professores utilizam a Internet e sabem da sua importância em seu fazer pedagógico. A pesquisa apontou várias vantagens como também algumas dificuldades para com o uso desse recurso, mesmo assim, os professores fazem uso da Internet na escola e em casa. Verificou­-se a necessidade do professor repensar e (re)significar a sua prática, considerando que a profissão de professor requer formação continuada.

Referências

Assis, D. R.; Alves, L. A. (2012) O impacto das redes sociais na relação professor-aluno. http://www.docplayer.com.br, setembro.

Benedito, M. A., & Moraes, M. C. (2006). A Tecnologia da Informação nas Escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. In  Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1).

Bruno, A. R., & Ferreira Filho, L. N. (2013). Apropriações Das Tecnologias Digitais E Em Rede Por Professores: experiências nas escolas estaduais do Ceará, Brasil. Revista Eletrônica de Educação,7(2), 133­152.

Dal Forno, M. H., & Melo, A. M. (2013). Um relato de experiencia de uso da informática na EMEB Eurípedes Brasil Milano. In  Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, p. 425).

Garcia, T. M. R.; Penteado, M. G. (2005) Internet e formação de professores de matemática: desafios e possibilidades. GT: Educação Matemática / n.19.

Giraffa, L. M. (2013). Jornada nas Escol@ s: A nova geração de professores e alunos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, 1(1), 100­118.

Lago, R. C., Brito, G. S. (2010). Educação continuada em Tecnologias de Informação e Comunicação: expectativas do professor. In  Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, pp. 1437­1440).

Marinho, A. R. S., da Silva Júnior, F. D. C., de Morais, P. S., & Souza, G. (2015). Formação Inicial Docente Em Questão: O Pibid Na Licenciatura Em Informática. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 21, No. 1, p. 370).

Morán, J. M. (1999) Internet no ensino. Artigo nacional ­ Internet no ensino. Comunicação & Educação, São Paulo, 1141: 17 a 26, jan./abr.

Nascimento, K. A. S., Lima, M. S. S., Freire, R. S., & de Castro Filho, J. A. (2011). Um olhar sobre as atividades dos Laboratórios de Informática Educativa das escolas municipais de Fortaleza. In Anais do Workshop de Informática na Escola  (Vol. 1, No. 1, pp. 1256­1263).

Odorico, E. K., Nunes, D. M., Moreira, A., de Oliveira, H. M., & Cardoso, A. (2012). Análise do não uso do laboratório de informática nas escolas públicas e estudo de caso. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1). 

Oliveira, A. M., Ludwig, L., & Finco, M. D. (2011). Proposta Pedagógica do Uso das TICs como Recurso Interdisciplinar. In  Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, pp. 1334­1341). 

Pinto. M. L. G.; Passos, M. L. S. (2014) Reflexões sobre o uso da internet no fazer pedagógico dos professores do IFES Campus de Serra. XI ESUD.

Pontes, A. E., Pontes, S. G. R. and Santos, M. J.  (2014). O uso do computador como ferramenta de mediação pedagógica no sistema municipal de educação–GOIATUBA–GOIÁS. The 4th International Congress on University­Industry Cooperation – Taubate, SP – Brazil 

Rodrigues, C. S. (2011). A utilização da internet em sala de aula na escola Carlos Hugueney-Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Informática na Educação-CUIABÁ-MT.

Silva, J. M., Lazzarotto, L. L., & Tessari, R. (2011). O Ensino da Informática Básica para as Gerações X, Y e Z. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, pp. 1398­1401).

Sorj, B., & Lissovsky, M. (2011). Internet nas escolas públicas: política além da política. Centro Edelstein de Pesquisas Sociais. Rio de Janeiro.

Souza, M. A. (2008) Material Didático Caderno Pedagógico Informática e Educação Especial desafio e possibilidade tecnológica. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br.

Valente, J. A. (2002). Uso da internet em sala de aula. Educar em revista, (19), 131­146.

Vieira, M., & Baptista, B. (2015). A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nos projetos educacionais interdisciplinares. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 21, No. 1, p. 197).
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
LIMA, Rommel W. de; FERNANDES, Stenio B.; OLIVEIRA, Lindsay W. L. de. Uma Análise Quantitativa do Uso da Internet na Prática Pedagógica dos Professores das Escolas Municipais de Mossoró-RN. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 407-416. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.407.