Análise de uma Proposta Metodológica para Uso das Tecnologias Digitais no Ambiente Escolar
Resumo
o presente trabalho analisa as contribuições de uma proposta metodológica que orienta o uso das tecnologias digitais no ambiente escolar a partir da participação ativa dos estudantes e da colaboração entre eles e o professor. No decorrer da intervenção, os participantes produziram desenhos e animações para representar conteúdos de Biologia do Ensino Médio, utilizando o aplicativo Squeak. As análises realizadas permitiram constatar alguns benefícios das estratégias metodológicas utilizadas, a saber: aumento das interações entre estudantes, envolvimento e reflexão sobre o conteúdo estudado, troca de ideias e elaboração compartilhada de novos saberes.
Referências
BERENS, M. A. (2000) . Projetos de Aprendizagem Colaborativa num Paradigma Emergente In: MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus.
COLAÇO, V. et Al. (2002). Estratégias de mediação em situação de interação entre crianças em sala de aula. Estud. psicol. (Natal) [online]. vol.12, n.1, pp. 47-56. ISSN 1413-294X. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2007000100006.
DAMIANI, M. (2008). Trabalho colaborativo/cooperativo em educação: uma possibilidade para ensinar e aprender. Brasília: Liber Livro.
DAMIANI, M. (2012). Sobre pesquisas do tipo intervenção. XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE). Campinas.
KENSKI, V. M. (2007). Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus.
JEONG, H.; CHI, M. T. H. (1997). Construction of shared knowledge during collaborative learnig. In: R. HALL, R.; MIYAKE, N.; ENYEDY, J. (Ed.). International Conference On Computer Support For Collaborative Learning, 2., Toronto, 1997. Annals… Toronto, p. 1-5.
GÓES, C. ; SMOLKA, L. (1997). A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetivação. São Paulo: Papirus.
MASSETO, M. Mediação Pedagógica e o Uso da Tecnologia In: MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MEIRA, L. ; LERMAN, S. (2001). The Zone of Proximal Development as a symbolic space. Social Science Research Papers, Londres, UK, 13, 1-12,
SAVIANI, D. (2010). História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas, SP, Autores Associados.
SHÄFFER, P.B; SPERB, B.F; FAGUNDES, L.C. (2011) Squeak Etoys na modalidade 1 para 1: programação e autoria multimídia no desenvolvimento da conceituação. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 22, Aracaju. Anais.... p. 1226-1235.
TORRES, P. L. (2007). Algumas vias para entender o pensar e o agir. Curitiba: SENAR-PR.
VYGOTSKY. L. S. (2007) A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes.
WOOD, D. (2003). Como as crianças pensam e aprendem: os contextos sociais do desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Edições São Paulo: Loyola.