Um minicurso online de Algoritmos como apoio às disciplinas iniciais da graduação: preparação, execução e resultados sobre a satisfação dos alunos

  • Barbara Moissa Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lucio Vasconcelos dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Carolina Tomé Klock Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Isabela Gasparini Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Avanilde Kemczinski Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo


As disciplinas de Lógica de Programação e Algoritmos são inerentes a diversos cursos da área de exatas, como os relacionados à Ciência da Computação, Tecnologias, Matemática e Engenharias Civil, Mecânica, de Produção, etc. Entretanto, aprender tais conteúdos é uma competência difícil de ser desenvolvida. Com o objetivo de elaborar um material de qualidade para ensinar Algoritmos, o modelo ADDIE foi utilizado. Este artigo descreve o processo de planejamento, realização e avaliação do minicurso, seguido do resultado da avaliação de satisfação dos alunos.

Referências

Crawford, C. (2004). Non-linear instructional design model: Eternal, synergistic design and development. British Journal of Educational Technology, v. 35, n. 4, p. 413–420.

de Castro, T.H.C., de Castro Júnior, A.N., de Menezes, C.S., Boeres, M.C.S. e Rauber, M.C.P. (2003). Utilizando Programação Funcional em Disciplinas Introdutórias de Computação. Anais do WEI 2003.

Delgado, C., Xexeo, J. A. M., Souza, I. F., Rapkiewicz, C. E. e Pereira Junior, J. C. (2005). Identificando competências associadas ao aprendizado de leitura e construção de algoritmos. Anais do XXV CSBC, p. 2371-2382.

Dick, W., Carey, L. and Carey, J. O. (2001). The systematic design of instruction. Nova York: Longman.

Filatro, A. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Filatro, A., Piconez, S. (2004). Design instrucional contextualizado. São Paulo: Senac.

Forbellone, A. L. V. e Eberspächer, H. F (2000). Lógica de Programação: A construção de Algoritmos e Estrutura de Dados. 2a ed. São Paulo: Makron Books.

Gasparini, I., Oliveira, J. P. M. de, Pimenta, M. S., Lima, J. V. de, Kemczinski, A., Proença Jr., M. L. e Brunetto, M. A. de O. C. (2009a) AdaptWeb® Evolução e Desafios. Cadernos de Informática, v. 4, n. 2, p. 47-56.

Gasparini, I. ; Rosa, C. da, Kemczinski, A., Pimenta, M. S., Palazzo, M. de Oliveira, J. (2009) Ampliando as possibilidades de Avaliação Formativa: acompanhando a participação dos alunos no AdaptWeb. Anais do Workshop do SBIE.

Gomes, A., Henriques, J. e Mendes, A. (2008). Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educação, Formação & Tecnologias, v. 1, n. 1, p. 93-103.

Heinich, R., Molenda, M., Russell, J. and Smaldino, S. (2001). Instructional media and technologies for learning. 7. ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.

Kenski, V. M. (2015). Design Instrucional para cursos on-line. São Paulo: SENAC.

Lahtinen, E., Ala-Mutka, K. e Järvinen, H. (2005). A study of the difficulties of novice programmers. Proceedings of the 10th ITiCSE '05, p. 14-18.

Mayfield, M. (2011). Creating training and development programs: using the ADDIE method. Development and Learning in Organizations: An International Journal, v. 25, n. 3, p. 19-22.

Merriënboer, J. J. G., Clark, R. E. and Croock, M. B. M. (2002). Blueprints for complex learning: The 4C/ID-model. Educational Technology Research and Development, v. 50, n. 2, p. 39–64.

Moissa, B., Carvalho, L. S. de e Gasparini, I. (2014). A Web Analytics and Visualization Tool to Understand Students' Behavior in an Adaptive E-Learning System. Proceedings of HCI International 2014, Part I. p. 312-321.

Mustaro, P. e Silveira, I. (2007). Structure of storyboard for interactive learning objects development. In: Alex Koohang e Keith Harm (Org.) Learning Objects and instructional design. Informing Science Press. Capítulo 9, p. 253–279.

Portugol IDE (2016). http://www.dei.estt.ipt.pt/portugol/node/2, [acesso: Fev 2016].

Xavier, G. M. C., Garcia, D. F., Silva, G. F. E. e Santos, A. C. dos (2004). Estudo dos Fatores que Influenciam a Aprendizagem Introdutória de Programação. In: Escola Regional de Computação Bahia-Sergipe. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana.

Zanetti, H. A. P e Bonacin, R. (2014). Uso de semiótica e análise de normas em práticas de ensino de Programação de Computadores utilizando Robótica Pedagógica. RETC, v. 14, n. 1, p. 25-36.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
MOISSA, Barbara; SANTOS, Lucio Vasconcelos dos; KLOCK, Ana Carolina Tomé; GASPARINI, Isabela; KEMCZINSKI, Avanilde. Um minicurso online de Algoritmos como apoio às disciplinas iniciais da graduação: preparação, execução e resultados sobre a satisfação dos alunos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 466-475. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.466.