Implicações do software livre no ensino e aprendizagem: um estudo de caso no ensino médio politécnico
Resumo
Este artigo descreve uma investigação sobre a adoção do software livre como recurso pedagógico no processo ensino e aprendizagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa baseada em um estudo de caso, visando analisar os efeitos pedagógicos de uma prática educativa apoiada por tecnologia. A problemática surgiu a partir da percepção do professor acerca da dificuldade dos alunos no uso de aplicativos como ferramentas de apoio a aprendizagem. A investigação de natureza qualitativa foi validada a partir de dados provenientes da observação direta e participativa do professor. Os resultados foram positivos e significativos. Portanto, foi possível identificar o desempenho e as implicações de tecnologias de software livre como recursos pedagógicos no contexto escolar.
Referências
CALDAS, G. (2006) Mídia, escola e leitura crítica do mundo. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 117130.
CÁRGANO, F. B. (2012) A comunidade de software livre e de código aberto nas redes sociotécnicas. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.
FERNANDES, J. H. M. (2011) Software livre na educação para além da inclusão digital e social: Letramentos Múltiplos de Professores e Alunos. Periódicos Texto Livre – UFMG, v. 4, n. 1.
FLORES, J. B. (2013) O uso de planilhas eletrônicas nas aulas de Matemática no ensino fundamental. Caderno de Estudos Tecnológicas, Faculdade de Tecnologia de Bauru – FATEC, v. 1, n. 1, p. 199 – 2007.
KENSKI, V. M. (2003) Ação docente e livro didático nos ambientes digitais. In: Nova, C. e Alves, L. Educação e Tecnologia: Trilhando Caminhos. Salvador: UNEB, p. 225235.
MELO, R. F.; MOREIRA, W. A.; SILVA. L. R. (2014) Utilização do pacote de escritório LibreOffice no auxílio da prática pedagógica no colégio estadual Osvaldo Franco. V Encontro Nacional das Licenciaturas.
PRADO, M. E. B. B. (2005) Integração de tecnologias com as mídias digitais. Salto para o futuro: integração de tecnologias, linguagens e representações. TV Escola, Ministério da Educação. Boletim 05.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2005) Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: Almeida, M. E. B.; Moran, J. M. Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. TV Escola. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED. Ministério da Educação, p. 12 17.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio 2011 2014.
TERUYA, T. K.; MORAES, R. A. (2009) Mídias na educação e formação docente. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 27, p. 327343.