Um processo de Gamificação para o ensino superior: Experiências em um módulo de Bioquímica

  • Armando Maciel Toda Universidade de São Paulo (USP)
  • Yuri Rafael Oliveira Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Wilmax Cruz Universidade de São Paulo (USP)
  • Luciana Xavier Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Seiji Isotani Universidade de São Paulo (USP)

Resumo


A gamificação vem ganhando destaque nos últimos anos devido as inúmeras pesquisas realizadas em diversas áreas do conhecimento e os resultados positivos identificados pela comunidade. No ensino, este conceito vem sendo bastante difundido, no entanto, ainda há uma certa carência quanto a um processo sistemático para sua implantação. Este artigo apresenta um modelo conceitual de um processo de gamificação, para ser utilizado no ensino superior, tomando como base planos de aula e ementas. O resultado principal foi um processo gamificado, aplicado em uma turma de Bioquímica do ensino superior, no curso de Biotecnologia. Para verificar a eficácia do modelo foi utilizado o Intrinsic Motivation Inventory (IMI) que mede a motivação dos discentes após o uso da gamificação. Os resultados mostram que o método foi considerado divertido e interessante pelos alunos, principalmente quanto aos participantes do gênero feminino, além de ter uma boa aceitação por parte do docente responsável.

Referências

Andrade, F. R., Mizoguchi, R., and Isotani, S. (2016, June). The Bright and Dark Sides of Gamification. In International Conference on Intelligent Tutoring Systems, LNCS 9684, pp. 176-186.

Aparicio, A., Vela, F., Sánchez, J. and Montes, J. (2012). Analysis and application of gamification. In Proceedings of the 13th International Conference on Interacción Persona-Ordenador.

Borges, S. de S., Durelli, V. H. S., Reis, H. M. and Isotani, S. (22 nov 2013). Gamificação Aplicada à Educação: Um Mapeamento Sistemático. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática Educativa, n. July 2015, p. 234–243.

Deci, E. L. and Ryan, R. M. (1985). Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior. Boston, MA: Springer US.

Deterding, S., Sicart, M., Nacke, L., O'Hara, K. and Dixon, D. (2011). Gamification. using game-design elements in non-gaming contexts. Proceedings of the 2011 annual conference extended abstracts on Human factors in computing systems CHI EA '11, p. 2425.

De Paula, B. H. ; Valente, J.A. ; Burn, A. . Game-Making as a means to deliver the new computing curriculum in England. Currículo sem Fronteiras , v. 14, p. 46-69, 2014.

Dicheva, D., Dichev, C., Agre, G. and Angelova, G. (2015). Gamification in Education: A Systematic Mapping Study. Educational Technology & Society, v. 18, n. 3, p. 1–14.

Dignan, A. (2011). Game Frame. Free Press.

Hamari, J., Koivisto, J. and Sarsa, H. (2014). Does Gamification Work? A Literature Review of Empirical Studies on Gamification. 2014 47th Hawaii International Conference on System Sciences,

Hanus, M. D. and Fox, J. (sep 2014). Assessing the effects of gamification in the classroom: A longitudinal study on intrinsic motivation, social comparison, satisfaction, effort, and academic performance. Computers & Education, v. 80, p. 152–161.

Huotari, K. and Hamari, J. (2012). Defining gamification: a service marketing perspective. Proceeding of the 16th International Academic MindTrek Conference, p. 17–22.

Isotani, S., Bittencourt, I. I., Mizoguchi, R., Costa, E (2009). Estado da Arte em Web Semântica e Web 2.0: Potencialidades e Tendências da Nova Geração de Ambientes de Ensino na Internet. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 17, p. 30-42.

Kapp, K. M. (1 may 2012). The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education.

Mesquita, M. A. A., Toda, A. M., Brancher, J. D. and Do Carmo, R. M. C. (5 mar 2014). Utilizing gamification with social network to aid students in programming languages lessons in higher education IT courses (abstract only). In Proceedings of the 45th ACM technical symposium on Computer science education SIGCSE '14. . ACM Press.

Mesquita, M., Toda, A., Brancher, J. and Do Carmo, R. (2013). Utilizing Gamification concepts tied with Social Networks to support students in programming classes. Proceedings of the XV Simpósio Internacional de Informática Educativa, p. 127–132.

Mora, A., Riera, D., Gonzalez, C. and Arnedo-Moreno, J. (sep 2015). A Literature Review of Gamification Design Frameworks. In 2015 7th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications (VS-Games). . IEEE.

Pedro, L. Z., Lopes, A. M. Z., Prates, B. G., Vassileva, J., Isotani, S (2015). Does gamification work for boys and girls?. In: Proceedings of the 30th Annual ACM Symposium on Applied Computing SAC '15. New York: ACM Press. p. 214-219.

Takahashi, R. T. and Fernandes, M. de F. P. (2004). Plano De Aula: Conceito E Metodologia. Acta Paui Enf., v. 17, n. 1, p. 114.

Thiebes, S., Lins, S. and Basten, D. (2014). Gamifying information systems A synthesis of gamification mechanics and dynamics. Twenty Second European Conference on Information Systems, p. 1–17.

Zichermann, G. and Cunningham, C. (2011). Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. O'Reilly Media; 1 edition.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
TODA, Armando Maciel; SILVA, Yuri Rafael Oliveira; CRUZ, Wilmax; XAVIER, Luciana; ISOTANI, Seiji. Um processo de Gamificação para o ensino superior: Experiências em um módulo de Bioquímica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 495-504. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.495.