Uso do Moodle como estímulo aos estudos extraclasse no Ensino Fundamental: Uma experiência com o 5º Ano
Resumo
A integração de tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem vem assumindo relevante papel na educação, com destaque nos anos iniciais do Ensino Fundamental, dado o potencial de contribuição da sua utilização. Considerando esta importância e a necessidade de cultivar hábitos de estudos extraclasses, este trabalho traz o relato de uma experiência do uso da Plataforma Moodle pelos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental como estímulo aos hábitos de estudo, desenvolvendo a autonomia dos estudantes e colaborando na melhora de seu desempenho.
Referências
Brasil (1996) Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96. 20 de dezembro de 1996.
Claro, M. (2009) Como instalar o Moodle passo a passo. Portal Moodle Livre. Disponível em <https://www.moodlelivre.com.br/tutoriais-e-dicas-moodle/como-instalar-o-moodle-passo-a-passo>. Acesso em: 26 mar. 2016.
Davídov, V.; Márkova, A. (1987) "La concepción de la actividad de estudio de los escolares. In: La psicología evolutiva y pedagógica" en la URSS: Antología. URSS: Editorial Progreso, p. 316-337.
Dewey, J. (1979 ) "Democracia e Educação". 4ª ed. São Paulo: C. E. Nacional. 416 p.
Dougiamas, M.; Taylor, P. C. (2000) "Improving the effectiveness of tools for Internet-based education", Teaching and Learning Forum 2000, Curtin University of Technology. Disponível em <https://dougiamas.com/writing/tlf2000/>. Acesso em: 12 jul. 2016.
Karas, R. A. B; Santos, J. M. T. (2008) "Moodle como Ambiente de Apoio na Disciplina de Ciências, uma Experiência na Educação Básica no Estado do Paraná". 2008. Cadernos PDE, vol.1. Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Guarapuava/PR. Disponível em: <http://goo.gl/bPObRo>. Acesso em: 11 jul. 2016.
Libâneo, J. C. (1994). "Didática". 1ª ed. São Paulo: Cortez. 1994. 263 p.
Rodrigues, C. A.; Elia, M. F. (2013) "Atividades Extraclasses com base no Currículo Mínimo para a Língua Inglesa usando uma Rede Social" XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013), Campinas, SP, p. 319-328.
Santos, N. A. T. L. (2014) "Ensino de ciências: uma experiência da utilização do Moodle no 6º e 7º anos do ensino fundamental de uma escola pública de Campo Grande – MS". Diálogos Educ. R., Campo Grande, MS, jul, v.5, n.1, p. 71-84.
Tavares, K. (2009) Entrevista concedida ao projeto LingNet. Faculdade de Letras, UFRJ. Disponível em: <https://goo.gl/KjahtR>. Acesso em: 11 ago.2016.