Uso do Scratch no ensino de programação em Ponta Porã: das séries inicias ao ensino superior

  • Esteic Janaina Santos Batista Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Amaury Castro Jr. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Savio Cantero Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cintia Adriana C. Bogarim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Andreia A. Larrea Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo


Várias pesquisas já demonstraram a importância do ensino e aprendizagem da programação em diferentes áreas, não se limitando apenas aos cursos de computação, por desenvolver habilidades que são essenciais para qualquer área como o raciocínio lógico. Torna-se necessário, então, que seja ensinado a proficiência digital, incluindo o pensamento computacional desde o ensino fundamental, por meio de ferramentas adequadas para o maioria do público. Este artigo apresenta como a linguagem de programação em blocos Scratch foi utilizada em diferentes escolaridades nas séries iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e no ensino superior, a partir dos relatos de experiência.

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Publicado
24/10/2016
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BATISTA, Esteic Janaina Santos; JR., Amaury Castro; CANTERO, Savio; BOGARIM, Cintia Adriana C.; LARREA, Andreia A.. Uso do Scratch no ensino de programação em Ponta Porã: das séries inicias ao ensino superior. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 565-574. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.565.