A Importância da Computação para Alunos do Ensino Fundamental: Ações, Possibilidades e Benefícios.
Resumo
O presente trabalho aborda a importância do ensino de computação na educação básica, e apresenta atividades desenvolvidas em um projeto de extensão. As ações iniciais consistiram no desenvolvimento de um curso de programação para alunos do ensino fundamental, no qual o objetivo era prepará-los pra a Olimpíada Brasileira de Informática. O treinamento adotou uma metodologia onde os alunos foram estimulados, através de competições em grupos e individual, resolvendo desafios relacionados à lógica de programação. Os resultados mostraram que é possível desenvolver o pensamento computacional já no início da formação escolar, além de proporcionar a inclusão digital de jovens em situação de vulnerabilidade social.
Referências
Bittencourt, R. A., Rocha, A. S., Santana, B. L., Santana, C. S., Carneiro, D. A., Borges, G. A., Chalegre, H. S., Silva, J. F. J., Santos, J. M. J., Silva, L. A. e Andrade, P. H. M. O. (2013) "Aprendizagem de Programação Através de Ambientes Lúdicos em um Curso de Engenharia de Computação: Uma Primeira Incursão", Em: XXI WEI – Workshop sobre Educação em Computação, Maceió, AL, Brasil, p. 749 – 758.
Borges, M. A. F. (2000) "Avaliação de uma Metodologia Alternativa para a Aprendizagem de Programação", Em: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Florianópolis, SC, Brasil.
BRQ. "Carreira em TI", http://www.brq.com/carreira-em-ti, Outubro.
Cooper, S., Dann, W. e Pausch, R. (2000) "Making the connection: Programming with animated small worlds", Em: Proceedings of the 5th annual SIGCSE/SIGCUE ITiCSE conference on Innovation and technology in computer science education (Helsinki, Finland), ITiCSE '00, ACM, New York, NY, 41-44.
Finizola A. B., Raposo E. H. S., Pereira M. B. P. N. P., Gomes W. S. G. e Araújo A. L. S., Souza F. V. C. (2014) "O ensino de programação para dispositivos móveis utilizando o MIT-App Inventor com alunos do ensino médio", Em: XX WIE – Workshop de Informática na Escola, Dourados, MS, Brasil.
Gomes W. F., Louzada C.S., Nunes M.A.N., Salgueiro E. M. e Andrade B. T., (2014) "Incentivando meninas do ensino médio à área de Ciência da Computação usando o Scratch como ferramenta", Em: XX WIE – Workshop de Informática na Escola, Dourados, MS, Brasil, Anais do III Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Gomes, T. C. S. e Melo, J. C. B. (2013) "App Inventor for Android: Uma Nova Possibilidade para o Ensino de Lógica de Programação", Em: Congresso Brasileiro de Informática na Escola, Campinas, SP, Brasil.
Guedes, E. B.; (2014), "Um Estudo Observacional sobre a Disciplina Introdutória de Programação", Em: XX WIE – Workshop de Informática na Escola, Dourados, MS, Brasil, Anais do III Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Maloney, J., Resnick, M., Rusk, N., Silverman, B. e Eastmond, E. (2010) "The scratch programming language and environment", Em: Transactions on Computing Education, ACM, vol. 10, n. 4, article 16, 15 pages.
Marques, D. L., Costa, L. F. S., Silva, M. A. A. e Rebouças A. D. D. S. (2011) "Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python", Em: XVII WIE – Workshop de Informática na Escola, Aracajú, SE, Brasil, Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Papert, S. (1985) "Logo History" http://el.media.mit.edu/logofoundation/what_is_logo/history.html, Maio.
Pears, A., Seidman, S., Malmi, L., Mannila, L. Adams, E. Bennedsen, J., Devlin, M. e Paterson, J. (2007) "A survey of literature on the teaching of introductory programming", Em: Working group reports on ITiCSE on Innovation and technology in computer science education, ITiCSE-WGR '07, ACM , New York, NY, USA , 204-223.
Pereira, J. J. C. R. e Rapkiewicz, C. E. (2004) "O processo de Ensino e Aprendizagem de Algoritmos e Programação: Uma Visão Crítica da Literatura", Em: III WEIMIG - Workshop de Educação em Computação e Informática, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Pinheiro, C. D. B., Leal, S. D. A. e Lima, C. P. (2015) "Um Cenário Viável para Motivar os Alunos do Ensino Fundamental para um Futuro Ingresso nos Cursos Superiores de Computação", Em: XXI WIE - Workshop de Informática na Escola, Maceió, AL, Brasil.
Prietch, S. S., Pazeto, T. A. (2010), "Mapeamento de Cursos de Licenciatura em Computação seguido de Proposta de Padronização de Matriz Curricular", Em: WEI – XVIII Workshop sobre Educação em Computação, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Raabe, A. L. A. e Silva, J. M. C. (2005) "Um Ambiente para Atendimento as Dificuldades de Aprendizagem de Algoritmos", Em: XXV CSBC - Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. São Leopoldo, RS, Brasil.
Resnick, M. (2006) "Scratch: Democratizar a Expressão Digital", http://web.media.mit.edu/~mres, Abril.
Reynol, F. "Encontro discute a importância da computação para a ciência. Agência Fapesp", http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias, Abril.
Robins, A. (2010) "Learning edge momentum: A new account of outcomes in CS1", Computer Science Education, v. 20, n. 1, p. 37–71.
Santaela, L., Gala, A., Policarpo, C. e Gazoni, R. (2013) "Desvelando a internet das coisas", Em: Revista Geminis.
Scaico, P. D., Corlett, E. F., Paiva L. F., Raposo, E. H. S. e Alencar Y. (2012) "Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio", Em: XVIII WIE – Workshop de Informática na Escola. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Scratch "Crie estórias, jogos e animações: Partilhe com gente de todo o mundo", http://www.scratch.mit.edu, Maio.
Shelly, G. B., Cashman, T. J. e Hebert, C. W. (2007) Em: "Introdutory Concepts and Techniques", Em: Shelly Cashman Series, Alice 2.0, Course Technology, Cengage Learning, Boston Massachusetts, USA, (Printed in China).
Sousa, D. F. (2013) "Desenvolvendo a Lógica e Algoritmos no Ensino Médio", Em: XIX WIE - Workshop de Informática na Escola. Campinas, SP, Brasil.
Wolber, D., Abelson, H., Spertus, E. e Lonney, L. (2014) Em: "AppInventor 2: Create Your Own Android Apps", O'Relly Media, Inc., 1005 Gravenstein Highway North, Sebastopol, CA 95472.
Zotovici, A., Menezes, C. E. D. (2010) "Tutorial para lógica de programação usando ALICE", Anais do Congresso Alice Brasil.