Vem Aprender: Objetos de Aprendizagem para o ensino de Estatística

  • Gustavo de Oliveira Andrade IFES
  • Chang Rodrigues UNIGRANRIO

Resumo


Cada vez mais os professores têm buscado inovar as práticas educativas relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem. A utilização de Objetos de Aprendizagem no processo de aprendizagem é uma dessas inovações. Neste artigo, apresentamos o Objeto de Aprendizagem Vem Aprender: Educação Estatística com vistas a atender a disciplina de matemática, em especial, o conteúdo de Estatística. Na oportunidade, foi possível fazer uma revisão da literatura sobre os OA e apresentar o seu desenvolvimento seguindo todas as etapas da metodologia INTERA. Validado e testado por um grupo de alunos do ensino fundamental e médio, o Vem Aprender apresentou sinais de aprendizagem ao longo da aplicação e realização da análise, uma vez que por meio dos estímulos movidos pelos conteúdos interativos, os alunos puderam compreender os conceitos de estatística.

Referências

Andrade, G. O. [2015]. A potencialidade dos objetos de aprendizagem no ensino da matemática. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências da UNIGRANRIO, 2015.

Braga, J. C., Pimentel, E., Dotta, S. [2013], Metodologia INTERA para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais... Campinas.

Crespo, A. A. [1995]. Estatística fácil. 13. ed. São Paulo: Saraiva.

Filatro, A. [2008]. Design Instrucional na prática. São Paulo: Pearson.

Fiscarelli, R. B. O. Fiscarelli, S. H. [2011], Tecnologia na educação: dos objetos reais aos objetos virtuais. In: Monteiro, S. A. I., Ribeiro, R., Lemes, S. S., Muzzeti, L.R. [org]. Educações na contemporaneidade: Reflexão e pesquisa. São Carlos: Pedro & João.

Gil, A. C. [2010]. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Gladcheff, A., P. Zuffi, E. M. Silva, M., D. [2011]. Um Instrumento para Avaliação da Qualidade de Softwares Educacionais de Matemática para o Ensino Fundamental. In: Anais... XVII Workshop de Informática na Escola [WIE], Alagoas.

Heidrich, R. et al, [2010]. Design Centrado no Usuário para Objetos de Aprendizagem Inclusivos. In: Anais... SBIE 2010.

Kenne, K. C. O. et al. [2015]. Professores e Estudantes trabalhando em Equipe na Escola Matemática em uma arquitetura simulada no Ensino Fundamental. In: Anais... Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Alagoas.

Nunes, C. [2006]. Objetos de aprendizagem a serviço do professor. Disponível em: <http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/objeto_texto.mspx> Acesso em: 11 mai. 2015.

Richardson, R. J. [2010]. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas.

Santos, R. J.; Alves, W. M. [2011], Uma abordagem do ensino de Estatística no Ensino Fundamental. In: Anais... XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Disponível em: <http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/XIIICIAEM/artigos/1076.pdf> Acesso em: 17 ago. 2016.

Santos, W. O.; Silva Jr., C. S. [2015], Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo para o Ensino de Matemática, Baseado no Processo de Virtualização de Jogos. In: Anais... Workshops do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Alagoas. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/5941/4169> Acesso em: 12 dez. 2015.

Santos, J. J. A. [2011]. Desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem para o ensino de conceitos de Probabilidade. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UEPB, 2011.

Wiley, D. A. [2000]. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, a and taxonomy. 2000. Disponível em: <http://www.reusability.org/read/chapters/wiley.doc>. Acesso em: 10 out. 2014.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
ANDRADE, Gustavo de Oliveira; RODRIGUES, Chang. Vem Aprender: Objetos de Aprendizagem para o ensino de Estatística. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 602-611. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.602.