Narrativas hipertextuais e visuais: ressignificações e novos cenários de formação na educação da era digital

  • Edemir Pulita Universidade de Brasília
  • Gilberto Santos Universidade de Brasília

Resumo


Essa investigação parte do pressuposto de que a inserção as tecnologias na escola não tem ressignificado a educação por uma desconexão com as experiências dos seus sujeitos. Assim nos perguntamos: quais experiências são necessárias na educação diante da cibercultura? Realizamos uma pesquisa-ação com futuros professores discutindo teoricamente questões relacionadas a experiência do olhar e as imagens. Os participantes criaram seis narrativas hipertextuais e visuais que foram analisadas e, a partir disso, apontam-se elementos para ressignificar as experiências dos atores da educação formal: (a) interação dos sujeitos por meio das TDICE; (b) novo papel das imagens no cenário atual; e (c) geração de experiências de imersão nos conteúdos.

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Publicado
24/10/2016
PULITA, Edemir; SANTOS, Gilberto. Narrativas hipertextuais e visuais: ressignificações e novos cenários de formação na educação da era digital. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 649-658. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.649.