EITA! Uma Proposta Inovadora para um Programa de Pós-Graduação Latu-Sensu em Educação, Inovação e Tecnologia Aplicada
Resumo
A demanda contemporânea pela renovação dos processos educacionais é consensual. No entanto, ainda são poucas as iniciativas no Brasil a considerarem práticas de inovação na formação de professores. Neste artigo, relatamos a nossa experiência de elaboração de uma proposta curricular para um curso de pós-graduação Latu Sensu em Educação, Inovação e Tecnologia Aplicada (EITA). Esperamos, ao compartilhar esta proposta, transmitir a mensagem de que esta renovação deve ser liderada pelos próprios professores, que para isto demandam o desenvolvimento de competências adequadas para criar e empreender suas próprias inovações, e assim atuar como agentes transformadores da realidade educacional no país.
Referências
Brasil, Presidência da República (2009) Decreto 6.755 de 29 de janeiro de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm. Último acesso: 29 de maio de 2016.
Brasil, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação (2015) Resolução n.2 de 1o de julho de 2015.
Brasil, Presidência da República (2016) Decreto 8.752 de 9 de maio de 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm#art19. Último acesso: 29 de maio de 2016.
Brown, T. (2008) Design Thinking. Harvard Business Review. June.
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2010) Portaria n. 72, de 9 de abril de 2010, Diário Oficial da União, Seção 1, n. 68, 12 de abril de 2010.
Hager, P., Gonczi, A. Athanasou, J. (1994) General Issues about Assessment of Competence, Assessment & Evaluation in Higher Education, 19: 1, 3 — 16.
IDEO (s.d.) Design Thinking for Educators. Riverdale-IDEO. Disponível em <http://www.designthinkingforeducators.com/>. Último acesso em 25-01-2015.
IFTF Institute For The Future (2008) 2020 Forecast: Creating the Future of Learning. Disponível em: http://www.iftf.org/iftf-you/programs-initiatives/future-of-learning/. Último acesso: 29-05-2016.
Kelley, D.; Singer, S.; Herrington, M.; GEM Global Report 2015/16. Disponível em: http://www.gemconsortium.org/report/49480. Último acesso: 29-05-2016.
Kenski, V. M. (2015) A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Rev. Diálogo Educ., v.15, n.45, p. 423-441, maio/ago.
Kolb, D. A. (1984) "Experiential learning: experience as the source of learning and development". Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.
Leal, A. D. C.; Neponucemo, C. C. ; Oliveira, J. G. ; Lira, W. S. ; Ramalho T. C. S. (2011) Diagnóstico da Tendência Empreendedora do Corpo Docente de uma Instituição Pública de Ensino Superior, Anais do VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Rio de Janeiro.
Lima, L. Loureiro, R. (2015) A integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Formação de Licenciandos. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola WIE, Maceió AL.
Looney, J. W. (2009) "Assessment and Innovation in Education", OECD Education Working Papers, No. 24, OECD Publishing. DOI: 10.1787/222814543073
Mazzioni, Sad, "As Estratégias Utilizadas No Processo De Ensino-Aprendizagem: Concepções De Alunos E Professores De Ciências Contábeis" Revista Eletrônica de Administração e Turismo – ReAT | vol. 2 – n. 1 – JAN./JUN. – 2013.
Mendonça, M. E. N. (2007) Aprendizagem e Avaliação de Competências na Escola Moderna. Dissertação apresentada ao Mestrado em Ciências da Educação, Área da Inovação Pedagógica, Universidade da Madeira.
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR NIC.br (2016). Educação e tecnologias no brasil : um estudo de caso longitudinal sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação em 12 escolas públicas. São paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil.
OECD (2005) "Oslo Manual Guidelines for Collecting and Interpreting Innovation Data". OECD Publishing. ISBN 92-64-01308-3.
OECD (2014) "Measuring Innovation in Education: A New Perspective, Educational Research and Innovation", OECD Publishing. DOI: 10.1787/9789264215696-en.
Savery, J. R., Duffy, T. M. (2001) Problem Based Learning: An instructional model and its constructivist framework. CRLT Technical Report No. 16-01. Indiana University.
TOP Universities (2015). QS World University Rankings by Subject 2015 – Education. Disponível em < www.topuniversities.com >. Último acesso: 30-05-2016.