Small Open Online Course com Professores do Ensino Médio: desafios para integrar REA nos materiais e atividades didáticas

  • Mara D. Mazzardo Universidade Aberta de Portugal
  • Ana Nobre Universidade Aberta de Portugal
  • Elena M. Mallmann Universidade Federal de Santa Maria

Resumo


Neste artigo são analisados os desafios para integrar Recursos Educacionais Abertos (REA) no ensino médio. A investigação é parametrizada pelos ciclos do Design-Based Research através de Small Open Online Course (SOOC) com 100 professores do ensino médio. Resultados evidenciam desafios como: dificuldade para identificar os REA nos repositório, ocasionadas pela falta de informações ou informações divergentes sobre as licenças e direitos autorais nos repositórios e nos recursos. Conclusivamente aponta-se que consolidar a integração de REA nos materiais e atividades didáticas do ensino médio implica em mais divulgação, práticas, estudo e compreensão das políticas de flexibilização e democratização do conhecimento.

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Publicado
24/10/2016
MAZZARDO, Mara D.; NOBRE, Ana; MALLMANN, Elena M.. Small Open Online Course com Professores do Ensino Médio: desafios para integrar REA nos materiais e atividades didáticas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 669-678. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.669.