Ensino Híbrido: Proposta de formação de professores para uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem

  • Lilian Bacich Instituto Península

Resumo


As tecnologias digitais podem colaborar com os processos de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é suficiente. O Ensino Híbrido, que combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, é um modelo possível para facilitar a combinação do ensino online com o ensino presencial. Nesse sentido, Instituto Península e Fundação Lemann organizaram um Grupo de Experimentações, com uma amostra de dezesseis educadores de diferentes estados brasileiros de escolas públicas e particulares. Os resultados obtidos a partir de análises de planos de aula, vídeos e texto elaborado pelos professores indicam enriquecimento da prática pedagógica por meio de abordagem metodológica com o uso integrado das tecnologias digitais visando a personalização.

Referências

Bacich, L.; Tanzi Neto, A. & Trevisani, F. de M. (2015).Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.

Clot, Y. (2006). A função psicológica do Trabalho. Petrópolis: Vozes.

Christensen, C. (2012). Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman.

Horn, M. B. & Staker, H. (2015). Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso.

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 3, set/dez 2005.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
BACICH, Lilian. Ensino Híbrido: Proposta de formação de professores para uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 679-687. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.679.