Uma Visão do Ensino de Computação nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em campi do Instituto Federal do Rio de Janeiro: Uso de Programação no Apoio ao Aprendizado

  • Marcelo Simas Mattos Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo


Este artigo descreve uma investigação sobre o uso de programação de computadores como apoio ao aprendizado de disciplinas do núcleo comum do Ensino Médio em dois "campi" do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Foi feito um levantamento bibiográfico na Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), na Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE) e no Workshop de Informática na Escola (WIE), sobre os recursos de programação usados na educação escolar e nas graduações. Com a aplicação de um questionário aos professores dos "campi" escolhidos, buscou-se verificar os projetos que vêm sendo desenvolvidos e os entendimentos dos docentes sobre o uso de programação de computadores no ensino-aprendizagem escolar.

Referências

Alves, R. M., Sampaio, F. F., Elia, M. F. (2015) "DuinoBlocks: Desenho e Implementação de um Ambiente de Programação Visual para Robótica Educacional", Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, n. 03, p. 126-140.

Brasil (2008) "Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.", Brasília, 2008.

Ferreira, A. C., Melhor, A., Barreto, J., Paiva, L. F., Matos, E. (2015) "Experiência Prática Interdisciplinar do Raciocínio Computacional em Atividades de Computação Desplugada na Educação Básica.", In: Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015), p. 256-265.

França, R. S., Amaral, H. J. C. (2013) "Proposta Metodológica de Ensino e Avaliação para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional com o Uso do Scratch", In: Anais do XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013), p. 179-188.

Hinterholz, L. T. , Cruz, M. E. K. (2015) "Desenvolvimento do Pensamento Computacional: um relato de atividade junto ao Ensino Médio, através do Estágio Supervisionado em Computação III", In: Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015), p. 137-146.

Lessa, V., Forigo, F., Teixeira, A., Licks, G. P. (2015) "Programação de Computadores e Robótica Educativa na Escola: tendências evidenciadas nas produções do Workshop de Informática na Escola", In: Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015), p. 93-101.

Rodriguez, C., Zem-Lopes, A. M.; Marques, L.; Isotani, S. (2015) "Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch", In: Anais do XXI Workshop De Informática Na Escola, v. 21, n. 1, p. 62-71.

Scaico, P. D., Lima, A. A., Silva, J. B. B., Azevedo, S., Paiva, L. F., Raposo, E. H., Alencar, Y., Mendes, J. P., Scaico, A. (2013) "Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch", Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, n. 02, p. 92-103.

Silva, T. R., Medeiros, T. J., Medeiros, H., Lopes, R., Aranha, E. (2015) "Ensino-aprendizagem de programação: uma revisão sistemática da literatura", Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 23, n. 1, p. 182–196.

Ventura, M.M. (2007) "O estudo de caso como modalidade de pesquisa", Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro, v. 5, n. 20, p. 383-386.

Wing, J. M (2006) "Computational Thinking", Communications of the ACM, v. 49. n. 3, p. 33–35.
Publicado
24/10/2016
MATTOS, Marcelo Simas; PINTO, Sergio Crespo Coelho da Silva. Uma Visão do Ensino de Computação nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em campi do Instituto Federal do Rio de Janeiro: Uso de Programação no Apoio ao Aprendizado. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 688-697. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.688.