Carga Horária Prática na Formação de Professores de Computação e Informática Educativa
Resumo
Este artigo apresenta a importância da Carga Horária Prática como Componente Curricular (CHPCC) para formação do professor de Computação e Informática Educativa. Esse estudo emerge de pesquisa em andamento junto ao Programa de Pós-Graduação em da Universidade Federal . Apresenta referencial baseado na aproximação teórica entre Epistemologia Genética e Neurociência Cognitiva. Conclui que a divisão da CHPCC realizado na contempla os aspectos legais exigidos pela legislação vigente e forma os estudantes com a devida propriedade para atuação na Educação Básica.
Referências
Becker, Fernando. (2012a) "Epistemologia do professor de matemática". In: Vozes, Petrópolis, Brasil.
Becker, Fernando. (2012b) "Educação e construção do conhecimento". In: Penso, 2ª Edição, Porto Alegre, Brasil.
Becker, Fernando. (2014) "Jean Piaget e António Damásio: Ensaio de aproximação", In: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas – Schème. v. 7, n. 1. Marília, Brasil. http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/4276/3105, Abril.
Brasil. Ministério da Educação – MEC. (2015) "RESOLUÇÃO Nº 2, de 1º de Julho de 2015". In: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719rescnecp00203072015&category_slug=julho2015pdf&Itemid=30192, Abril.
Brasil. Ministério da Educação – MEC. (2002) "RESOLUÇÃO CNE/CP n. 02/2002". In: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces0015_05.pdf, Abril.
Brasil. Ministério da Educação – MEC. (2005) "Parecer Homologado". Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 13/05/2005, aprovado em 13/03/2002. In: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/CNECES109.pdf, Abril.
Brasil. Ministério da Educaçãon – MEC. (2016) "Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados". In: http://emec.mec.gov.br/, Abril.
Castro, Cilmar S. Vilarim, Gilvan de O. (2013) "Licenciatura em Computação no cenário nacional: embates, institucionalização e o nascimento de um novo curso". In: Revista espaço acadêmico. Setembro, nº148, http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21635, Abril.
Cruz, Marcia, J. K. e Becker, Fernando. (2015) "Reflexões sobre a carga Horária Prática nos cursos de Licenciatura em Computação", In: Méritos, Adão et. al. (Organizadores). Prática Profissional na Educação Tecnológica concepções, experiências e dinâmicas investigativas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Santo Antônio. Passo Fundo, Brasil.
Cruz et al. (2007) "Formação prática do licenciando em Computação para trabalho com Robótica Educativa". In: SBIE 2007. http://www.brie.org/pub/index.php/sbie/article/view/583/569, Maio.
Damásio, António. (2000) "O Mistério da Consciência: do corpo e das emoções à consciência de si". In: Companhia das Letras, Tradução: Laura Teixeira Motta, São Paulo, Brasil.
Figueiredo, Gislaine L. R., Nobre, Isaura A. M. e Passos, Marize L. S. (2015) "Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente", In: CBIELACLO 2015, Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015) Disponível em: http://www.brie.org/pub/index.php/wie/article/view/5006/3416, Agosto.
Gazzaniga, Michael S., Richard B. Ivry e Mangun, R. (2006) "Neurociência Cognitiva: a Biologia da mente". In: Artmed, Porto Alegre, Brasil.
Piaget, Jean. (1995) "Abstração reflexionante: relações lógicoaritméticas e ordem das relações espaciais". In: Artes Médicas, Porto Alegre, Brasil.
Quim, Osmar. (2014) "Licenciados em computação e saberes pedagógicos: cobranças de uma pedagogia da ação". In: Repositório Digital LUME (UFRGS), Porto Alegre, Brasil, Tese (Doutorado em Educação) – Pósgraduação em Educação (PPGEDU) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), In: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/95761, Abril.
Unisc. (2013) "Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação". Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Brasil.
Valente, José Armando e Almeida, Fernando José de. (1997) "Visão analítica da Informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor". In: Revista Brasileira de Informática na Educação, nº 1. http://www.brie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2324/2083, Maio.
Zaro, M. A. et al. (2010) "Emergência da Neuroeducação: a hora e a vez da Neurociência para agregar valor à pesquisa educacional" In: Ciências & Cognição, Vol 15 (1), pg. 199210, http://www.cienciasecognicao.org, Abril.