Avaliação da Utilização da Robótica como Objeto de Aprendizagem nas Disciplinas de Física do Ensino Médio em Escolas Públicas do Litoral Norte da Paraíba
Resumo
Este artigo apresenta um estudo acerca da Avaliação da Utilização da Robótica como Objeto de Aprendizagem nas Disciplinas de Física do Ensino Médio em Escolas Públicas do Litoral Norte da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa e realizou-se com 14 (quatorze) professores de 20 (vinte) escolas públicas. As sínteses finais mostram que há evidências do desenvolvimento de competências tecnológicas. É imperativo avaliar os impactos da robótica no processo ensino-aprendizagem. Como continuação deste estudo, procura-se ampliar as discussões acerca de critérios de aplicação e avaliação, no contexto, de outras disciplinas da área de ciências exatas a exemplo da Matemática e da Química.
Referências
Benitti, F. B. V., Vahldick, A., Urban, D. L., Krueger, M. L., and Halma, A. (2009). Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados. In: Anais do XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Bento Gonçalves/RS (pp. 1811-1820).
Cambruzzi, E., and de Souza, R. M. (2015). Robótica Educativa na aprendizagem de Lógica de Programação: aplicação e análise. In: Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 21, No. 1, p. 21).
Chella, M. T. (2002). Ambiente de Robótica Educacional com Logo. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - SBC2002. Florianópolis, 2002.
Creswell, J. W. (2007). Procedimentos qualitativos. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto, 2, 32-33.
Fiorio, R., Esperandim, R. J., Silva, F. A., Varela, P. J., Leite, M. D., & Reinaldo, F. A. F. (2014). Uma experiência prática da inserção da robótica e seus benefícios como ferramenta educativa em escolas públicas. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 25.
Fornaza, R., Webber, C. G. (2014). Robótica Educacional aplicada à aprendizagem em física. In: XXIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.
IBGE. (2015). Senso Demográfico. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 10 mar. 2016.
Lopes, D. D. Q. (2010). Brincando com robôs: desenhando problemas e inventando porquês. Santa Cruz do Sul, Brasil: EDIUNISC (pp. 46).
Marques, E. C. (2011). As dificuldades na aprendizagem da física no primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual de ensino fundamental e médio Osvaldo Cruz. Monografia, UVA, Sobral, CE.
Nascimento, T. D. (2013). Repensando o ensino da Física no ensino médio. UECE. Centro de Ciências e Tecnologia. Fortaleza.
Oliveira, R. (2007). A robótica na aprendizagem da matemática: Um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade (Doctoral dissertation, Tese de Mestrado. Universidade da Madeira).
PCN+. (2002). Ensino Médio - Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas tecnologias. Ministério da Educação.
Pires, M. A., Veit, E. A. (2006). Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, 28(2), 241-248.
Santos, C. F.; Menezes, C. S. A Aprendizagem da Física no Ensino Fundamental em um Ambiente de Robótica Educacional. In: Anais do XI Workshop de Informática na Escola, do XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, São Leopoldo, RS, 2005.
Trentin, M. A., Pérez, C. A. S., and Teixeira, A. C. (2013). A robótica livre no auxílio da aprendizagem do movimento retilíneo. In: Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, p. 51).
Vargas, M. N., Menezes, A. G. C., Massaro, C. M., Goncalves, T. M. Utilização da Robótica Educacional como ferramenta lúdica de aprendizagem na Engenharia de Produção: Introdução à produção automatizada. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. Belém, PA, 2012.
Veit, E. A., & Teodoro, V. D. (2002). Modelagem no Ensino/Aprendizagem de Física e os Novos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, 24(2), 87.
Zilli, S. R. (2004). A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática (Doctoral dissertation, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.).