Os Desafios da Escola no Enfrentamento e na Prevenção do Cyberbullying
Resumo
A rápida e intensa mudança tecnológica, ao mesmo tempo em que, tem proporcionado mais acesso à informação, também impõe novos desafios à escola do século XXI. Esses desafios se consolidam em torno dos riscos potencializados pelo uso indevido das mídias digitais. Entre eles, destaca-se o cyberbullying. Isso evidencia a necessidade de preparar a escola para o desenvolvimento de uma política eficiente que capacite os jovens e equipe escolar para combaterem e prevenirem esse comportamento antiético e agressivo. Esse estudo objetiva compreender e analisar a cultura do cyberbullying como estratégia de enfrentamento e prevenção desse fenômeno no contexto escolar, por meio de uma pesquisa teórico-descritiva.
Referências
Barbosa Silva, A. B. (2010) "Bullying: mentes perigosas nas escolas", RJ: Objetiva.
Beranuy Fargues, M.; chamarro Lusar, A.; Graner Jordania, C.; Carbonell Sánchez, X. (2009) "Validación de dos escalas breves para evaluar la adicción a Internet y el abuso de móvil". Psicothema, Vol. 21, nº 3, pp. 480-485.
Brasil. Senado Federal. (2016) "7 tipos mais comuns de bullying virtual que você pode denunciar", <http://senadofederal.tumblr.com/post/141837011027/7-tipos-mais-comuns-de-bullying-virtual-que-você>. Acesso em: 28 mar. 2016.
Carvalho, Marilia Pinto de. (2005) "Violências na escola: o "bullying" e a indisciplina", In: Debate: violência, mediação e convivência na escola. 2005. <http://cdnbi.tvescola.org.br/resources/VMSResources/contents/document/publications Series/215810Debateviolencia.pdf>. Acesso em: 19/03/16.
Charlot, Bernard (2002) "A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão", Sociologias, Porto Alegre, ano 4, nº 8, jul/dez 2002, p. 432-443. <www.scielo.br/pdf/soc/n8/n8a16.pdf >. Acesso em: 15/03/16.
Craig, W., et al. (2009) (September 21). "A cross-national profile of bullying and victimization among adolescents in 40 countries." PubMed Central: NIHPA Author Manuscripts. The Health Behavior in School-Aged Children (HBSC) survey during the 2005-2006 school year studied bullying among approximately 200,000 adolescents in 40 countries.
Díaz Barriga, F. (2008) "TIC y competencias docentes del S. XXI. Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. La educación que queremos para la generación de los bicentenários". Pp 139-155. http://www.oei.es/metas2021/LASTIC2.pdf
Gabriel, M. (2013) "Educar: a (r)evolução digital na educação," São Paulo: Saraiva.
GIL, A. C. (1991) "Métodos e técnicas de pesquisa social" 3. ed. São Paulo: Atlas.
Ibáñez Etxeberria, A.; Vicent Otaño, N.; Asensio Brouard, M. (2012) "Aprendizaje informal, patrimonio y dispositivos móviles. Evaluación de una experiencia en educación secundaria". Didáctica de las ciências experimentales y sociales. Nº 26, 3-18. file:///C:/Users/cinep/Downloads/1937-5981-1-PB.pdf
Jones, C.; Ramanau R.; Cross S. y Healing G. (2012) "Net generation or Digital Natives: Is there a distinct new generation entering university?" Computers and Education 722-732, http://ac.els-cdn.com/S0360131509002620/1-s2.0-S0360131509002620-main.pdf?_tid=5e7b16e8-b838-11e4-b628-00000aab0f27&acdnat=1424351477_7423aa32897f1b3771ea1b8ce0a1880f
Kvavik, R. (2005) "Convenience, communications, and control: How students use technology". In D. G. Oblinger, & J. L. Oblinger (Eds.), Educating the net generation, an Educause e-book publication. <https://net.educause.edu/ir/library/pdf/pub7101.pdf>
Lakatos, E.M., Marconi, M. de A. (2013) "Fundamentos de metodologia científica" 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003
Morales Capilla, M.; Trujillo Torres, J. M. e Raso Sánchez, F. (2015) "Percepciones acerca de la integración de las TIC en el processo de enseñanza-aprendizaje de la Universidad". Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación. Nº 46. p 103-117. http://www.slideshare.net/YESSICACORREAMARTINEZ/revista-de-medios-y-educacion
Prieto Quezada, M. T. (2015) "Redes sociales y ciberbullyng. Tema emergente en la investigación educativa". 3º Congreso Internacional de Investigación educativa. Educación y Globalización. INIE. Universidad de Costa Rica. http://inie.ucr.ac.cr/tercer-congreso/memoria/documentos/12/redessocialesyciberbullyingtemaemergente.pdf
Reig, D. (2010) "Los jóvenes están reclamando profesores y familiars más formados en las herrameintas de internet". Euskadi+innova. Govierno Vasco. http://www.euskadinnova.net/es/innovacion-social/entrevistas/propios-jovenes-estan-reclamando-profesores-familiares-formados-herramientas-internet/385.aspx
Tavares dos Santos, J. V. (2002) "A violência na escola, uma questão social global" Buenos Aires: CLACSO, p.117-133. <biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20101109035918/5dossantos.pdf>.
Tavares dos Santos, J. V. (2001) "A violência na escola: conflitualidade social e ações civilizatórias" EducPesq vol.27 no.1 São Paulo Jan./June <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022001000100008>. Acesso em: 28/03/16.
TIC Kids Online Brasil 2014 (2015) "Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil", São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015. <http://cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil-tic-kids-online-brasil-2014/>
Zednik, H. (2015) "e-Maturity: Gestão da Tecnologia numa Perspectiva de Melhoria do Desempenho Pedagógico". Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Programa de Pós Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre, 318 f.
Zednik, H.; Lopez, C.; Tarouco, L. M. R. (2015) "Os principais riscos à saúde associados ao uso das tecnologias digitais: o papel da escola frente a esse desafio" In: XV Safety, Health and Environment World Congress – SHEWC'2015, 2015, Porto/ Portugal. Keeping Planet "Water Earth" Safe and Sound: a challenge to Science and Technology. São Paulo: Copec, v.15.