Formação de professores: Uma experiência de uso de tecnologias educacionais por professores readaptados

  • Francisco Sueudo Rodrigues Prefeitura Municipal de Fortaleza
  • Marcos Dionisio R. Nascimento Secretaria Municipal da Educação (SME) / Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF)
  • Selma Bessa Sales Prefeitura Municipal de Fortaleza

Resumo


O presente artigo trata de uma experiência de formação de professores em situação de readaptação funcional, XX, que fizeram a opção por desenvolver uma nova função na escola: apoio pedagógico aos projetos de tecnologias educacionais que visa uma requalificação profissional e criação de novos espaços de trabalho no ambiente escolar. A referida experiência discorre sobre um fazer pedagógico diferenciado tanto pelo público alvo, quanto pela criação de novas estratégias metodológicas. Nota-se na escola uma necessidade de estudos aprofundados sobre a função dos docentes readaptados, bem como uma definição clara do papel a ser desempenhado por esses profissionais, com apropriação e uso de tecnologias digitais sob uma perspectiva de construção colaborativa do conhecimento.

Referências

Kenski, V. M. (2007) Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus.

Giannini, S. P. P. and Latorre, M. do R. D. de Oliveira, Ferreira, Leslie P. Distúrbio de voz relacionado ao trabalho docente: um estudo caso-controle. Disponível em http://www..org.br/portal/anais2010/resumos/3709.pdf , acesso 10 março de 2016.

Lemos, A. and Levy, P. (2010) "O futuro da internet", São Paulo

Lemos, S. (2013) – Tutorial Lousa Digital –Mec – FNDE produção do vídeo Labtime UFG. Disponível em www.youtube.com/watch?v=R4JazjYHZIk. Acesso abril 2015.

Oliveira, E. D. S. and Sousa, H. de M. S. and Anjos, E. G. and Junior, J. J. L. D. and Leite, J.E.L. and Oliveira, F. S "Experiência de uso do Whatsapp como Ambiente Virtual de Aprendizagem em um curso a distância". Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2014)Disponível em http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/3098/2606 Acesso agosto. 2015.

Roschele, J.; Pea, R. A walk on the wild side: how wireless handhelds may change computer-supported collaborative learnin. International Conference on Computer Supported Collaborative Learning, Colorado, p. 7-11, jan. 2002.

Pellanda, N. M. C. and Schlünzen, Elisa, T. M. and, Junior, K. Schlünzen (orgs.) 2005 "Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas'. Rio de Janeiro, DP&A.

Vieira, M. F. and Alves, E. D. G. "Celular e sala de aula: dos limites às possibilidades" Disponível em http://goo.gl/zAhB7p. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015) WIE, 2015. Acesso fevereiro 2016.

Vieira, R. C. Readaptação Funcional de Professores no Serviço Público: organização como determinante de Conflitos Intersubjetivos e Dramas Pessoais", 2013 Belo Horizonte. Disponível em [link]. Acesso fev.2016.
Publicado
24/10/2016
RODRIGUES, Francisco Sueudo; NASCIMENTO, Marcos Dionisio R.; SALES, Selma Bessa. Formação de professores: Uma experiência de uso de tecnologias educacionais por professores readaptados. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 756-765. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.756.