Formação de professores: Uma experiência de uso de tecnologias educacionais por professores readaptados
Resumo
O presente artigo trata de uma experiência de formação de professores em situação de readaptação funcional, XX, que fizeram a opção por desenvolver uma nova função na escola: apoio pedagógico aos projetos de tecnologias educacionais que visa uma requalificação profissional e criação de novos espaços de trabalho no ambiente escolar. A referida experiência discorre sobre um fazer pedagógico diferenciado tanto pelo público alvo, quanto pela criação de novas estratégias metodológicas. Nota-se na escola uma necessidade de estudos aprofundados sobre a função dos docentes readaptados, bem como uma definição clara do papel a ser desempenhado por esses profissionais, com apropriação e uso de tecnologias digitais sob uma perspectiva de construção colaborativa do conhecimento.
Referências
Giannini, S. P. P. and Latorre, M. do R. D. de Oliveira, Ferreira, Leslie P. Distúrbio de voz relacionado ao trabalho docente: um estudo caso-controle. Disponível em http://www..org.br/portal/anais2010/resumos/3709.pdf , acesso 10 março de 2016.
Lemos, A. and Levy, P. (2010) "O futuro da internet", São Paulo
Lemos, S. (2013) – Tutorial Lousa Digital –Mec – FNDE produção do vídeo Labtime UFG. Disponível em www.youtube.com/watch?v=R4JazjYHZIk. Acesso abril 2015.
Oliveira, E. D. S. and Sousa, H. de M. S. and Anjos, E. G. and Junior, J. J. L. D. and Leite, J.E.L. and Oliveira, F. S "Experiência de uso do Whatsapp como Ambiente Virtual de Aprendizagem em um curso a distância". Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2014)Disponível em http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/3098/2606 Acesso agosto. 2015.
Roschele, J.; Pea, R. A walk on the wild side: how wireless handhelds may change computer-supported collaborative learnin. International Conference on Computer Supported Collaborative Learning, Colorado, p. 7-11, jan. 2002.
Pellanda, N. M. C. and Schlünzen, Elisa, T. M. and, Junior, K. Schlünzen (orgs.) 2005 "Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas'. Rio de Janeiro, DP&A.
Vieira, M. F. and Alves, E. D. G. "Celular e sala de aula: dos limites às possibilidades" Disponível em http://goo.gl/zAhB7p. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015) WIE, 2015. Acesso fevereiro 2016.
Vieira, R. C. Readaptação Funcional de Professores no Serviço Público: organização como determinante de Conflitos Intersubjetivos e Dramas Pessoais", 2013 Belo Horizonte. Disponível em [link]. Acesso fev.2016.