Planejamento e realização de oficina de capacitação de professores das escolas públicas para a inclusão do Tablet Educacional em sala de aula

  • Thiago Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba
  • Flávia Souza Universidade Federal da Paraiba
  • Ana Liz Araujo Universidade Federal da Paraíba
  • Liviany Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Italo Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Alayse Sousa Universidade Federal da Paraíba

Resumo


Considerando o contexto de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula, este trabalho relata uma experiência de oficina de capacitação para professores da rede pública com o intuito de apoiar a inserção do Tablet Educacional como ferramenta de apoio pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Realizamos o diagnóstico sobre o estado atual das TIC nas escolas e elaboramos a oficina. Como resultado, os professores participantes ministraram aulas das suas respectivas disciplinas utilizando recursos do tablet. Apesar das dificuldades em usar os tables, o desejo de aprender e de proporcionar aos alunos novas práticas pedagógicas foi fundamental para o progresso da oficina.

Referências

Baptista, B. T.; & Vieira, M. F. (2015). "A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nos projetos educacionais interdisciplinares" In: Anais do XXI Workshop de Informática na Escola.

Bettega, M. H. Educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004, p. 50-51.

Brito, G. S, et al. A Inserção de Tecnologias na Prática Docente: Fazendo o mesmo de Forma Diferente. IX ANPED Sul, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.

Lima, L., & Loureiro, R. (2015). "A integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Formação de Licenciandos". In: Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 21, No. 1, p. 395.

Nichele, A. G.; Schlemmer, E. (2013). "Tablet no Ensino de Química nas Escolas Brasileiras: Investigação e Avaliação de Aplicativos. " In: III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, 1-15.

Nicoleit, E. R.; Giacomazzo, G. F., & Gonçalves, L. L. (2014). "Formação de Professores da Rede Municipal de Educação para o uso de TIC: um relato da experiência de Criciúma/SC". In: Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 20, No. 1, p. 615.

Nunes, V. (2013). "Projeto Tablet em Sala de Aula: Uma Proposta de Inovação Acadêmica", In: Anais 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias.

Portal do Governo do Estado da Paraíba. (2015). "Proinfo Realiza Seminario de Encerramento dos Projetos UCA e Tablet Educacional", http://www.paraiba.pb.gov.br/secretarias/educacao/proinfo-realiza-seminario-de-encerramento-dos-projetos-uca-e-tablet-educacional, Fevereiro.

Portal MEC. (2015) "Ministerio Distribuirá Tablets a Professores do Ensino Médio", http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17479:ministerio-distribuira-tablets-a-professores-do-ensino-medio&catid=215, Fevereiro.

Portal MEC. (2015) "Ministerio Entrega Tablets para Iniciar Formação de Professores do Ensino Médio", http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18241:ministro-entrega-tablets-para-iniciar-formacao-de-professor-do-ensino-medio&catid=372:agenda, Fevereiro.

Real, L. M. C.; Tavares, M. N. R.; Picetti, J. S. (2013). "Formação de Professores para o Uso Educacional de Tablets no Ensino Médio: possíveis mudanças na prática pedagógica", In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Valente, J.A. (2008). "Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade". In: Salgado, Maria Umbelina Caiafa. Amaral, Ana Lúcia. "Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TICs". MEC/SEED.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
VASCONCELOS, Thiago; SOUZA, Flávia; ARAUJO, Ana Liz; RODRIGUES, Liviany; SOUZA, Italo; SOUSA, Alayse. Planejamento e realização de oficina de capacitação de professores das escolas públicas para a inclusão do Tablet Educacional em sala de aula. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 776-785. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.776.