Integrando as Plataformas App Inventor e Arduino na Construção de um Humanoide
Resumo
A evolução dos gadgets, das impressoras 3D, e softwares de programação por blocos estão transformando os ambientes da Robótica Educacional. Este estudo apresenta uma nova realidade na construção de um Humanoide com estas novas tecnologias, possibilitando a estudantes do ensino fundamental tornarem-se autores em modelagem, construção e programação usando arquiteturas de hardware e software livre. Trabalhando com as plataformas de prototipação Arduino e MIT App Inventor2, os estudantes produzem não só o humanoide, mas aplicativos que por meio de gadgets e tecnologia Bluetooth o controlam à distância.
Referências
Bell, Tim. Witten, Ian H. Fellows, Mike. CS Unplugged – An enrichment and extension programme for primary-aged students. 2011.
César, Danilo Rodrigues. Robótica pedagógica livre: uma alternativa metodológica para a emancipação sociodigital e a democratização do conhecimento – 2013.
Dansk Arduino Forum – Forum. Disponível em: <http://arduino-forum.dk/wp-content/uploads/2014/03/Bluetooth_modem_arduinokode.pdf>
Evans, Martin. Joshua Noble, Jordan Hochenbaum. Arduino em Ação. Novatec Editora. São Paulo 2013.
Finizola, Antônio Braz at al. O Ensino de programação para dispositivos móveis utilizando o MIT-App Inventor com alunos do ensino médio. 2014.
França, Rozelma S., Patrícia Tedesco. Explorando o pensamento computacional no ensino médio: do design à avaliação de jogos digitais. WIE 2015.
Fritzing. Disponível em: < http://fritzing.org/download/. Acesso em 16 de abril de 2016
Github – Site GitHub Gist. Disponível em: https://gist.github.com/. Acesso em 21 de março de 2016.
ISTE; CSTA; NSF. (2011). Computational thinking: leadership toolkit. First Edition
Justen, Alvaro. Curso de Arduino. Disponível em: http://www.cursodearduino.com.br/apostila. Acesso em 11 de fevereiro de 2016
McRoberts, Michael. Arduino Básico. Novatec Editora, São Paulo, 2011.
Mit APP Inventor – APP Inventor. Disponível em: http://appinventor.mit.edu/explore/http://veja.abril.com.br/noticia/economia/venda-de-smartphones-sobe-55-no-brasil-em-2014. Acessado em 01/05/2016.
Monk, Simon. Projetos com Arduino e Android: use seu smartphone ou tablet para constrolar o Arduino. Porto Alegre. Bookman 2014.
Servo Library – Site Oficial Arduino. Disponível em: file:///C:/Program%20Files/Arduino/reference/arduino.cc/en/Reference/Servo.html
Sousa, R. V. et al. (2010). "Ensinando e aprendendo conceitos sobre a ciência da computação sem o uso do computador: Computação Unplugged!". Práticas em Informática na Educação: Minicursos do CBIE, v.1, n.1.
Wing, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.
Zilli, Silvana do Roccio. A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e Prátic. Florianópolis, 2004.