Integrando as Plataformas App Inventor e Arduino na Construção de um Humanoide

  • Jadson C. de Amorim Prefeitura do Recife / Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Neiton Carvalho da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marizete Silva Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Francisco Luiz da Silva Prefeitura do Recife / Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


A evolução dos gadgets, das impressoras 3D, e softwares de programação por blocos estão transformando os ambientes da Robótica Educacional. Este estudo apresenta uma nova realidade na construção de um Humanoide com estas novas tecnologias, possibilitando a estudantes do ensino fundamental tornarem-se autores em modelagem, construção e programação usando arquiteturas de hardware e software livre. Trabalhando com as plataformas de prototipação Arduino e MIT App Inventor2, os estudantes produzem não só o humanoide, mas aplicativos que por meio de gadgets e tecnologia Bluetooth o controlam à distância.

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Publicado
24/10/2016
AMORIM, Jadson C. de; SILVA, Neiton Carvalho da; SANTOS, Marizete Silva; SILVA, Francisco Luiz da. Integrando as Plataformas App Inventor e Arduino na Construção de um Humanoide. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 786-795. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.786.