Intervenção Educacional na área da saúde através de objetos de aprendizagem: um relato de experiência
Resumo
O módulo do Manejo Inicial do Usuário com Teste Rápido Reagente para o Vírus do HIV foi desenvolvido com o objetivo de possibilitar a abordagem aos aspectos de atendimento integral, permitindo a construção e aprimoramento dos fluxos viáveis de atendimento ao paciente. Este artigo apresenta uma intervenção educacional que foi concebida na forma de objeto de aprendizagem, por uma equipe multiprofissional atuando de forma interdisciplinar, utilizando uma metodologia ativa denominada Metodologia da Problematização, com o foco nas competências esperadas do aluno no curso na modalidade EaD, apresentando-se a alternativa de como foram planejadas as competências nas etapas de elaboração e aplicação do módulo.
Referências
Brasil. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.
Behar, P.A. (2013) Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Editora Penso.
Berbel, N.A. (1998) "A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?" Interface, 2(2). Recuperado em 2016 http://www.scielo.br/pdf/icse/v2n2/08
Cazella, S.C., Drumm, J.V. e Barbosa, JL. (2010) "Um serviço para recomendação de artigos científicos baseados em filtragem de conteúdo aplicado a dispositivos móveis".Renote, 8(3). Recuperado em 2016 http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/18057
Mendes, A.C., Dante, A. C.e Gimenes, A. M. F. (2015) "Quem tem mais interesse pelo uso da informática na educação? Os professores mais jovens ou os mais velhos?– Um estudo correlacional"(2015) Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(2). Recuperado em 2016 http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2903
Ferrari, A. (2013) "DIGCOMP: A Framework for Developing and Understanding Digital Competence in Europe". Recuperado em 2016 http://ftp.jrc.es/EURdoc/JRC83167.pdf
Iribarry, I.N. (2003) "Aproximações sobre a transdisciplinaridade: algumas linhas históricas, fundamentos e princípios aplicados ao trabalho em equipe". Psicol Reflex Crít. 6(3):483-90. Recuperado em 2016 http://dx.doi.org/10.1590/S0102- 79722003000300007
Le Boterf, G. (2006) "Avaliar a Competência de um Profissional: três dimensões a explorar". Reflexão RH, 1(1),60-3. Recuperado em 2016 http://www.guyleboterfconseil.com/Article%20evaluation%20version%20directe%20Pessoal.pdf
Leite, M.T.M., Carlini, A.L., Ramos, M.P.e Sigulem, D. (2010) "Educação médica continuada online: potencial e desafios no cenário brasileiro". Revista Brasileira de Educação Medica, 34(1),141-9. Recuperado em 2016 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100017
Machado, N.J. (2006) "Sobre a idéia de competência. In: FEUSP – Programa de Pós Graduação, Seminários de Estudos em Epistemologia e Didática (SEED)". Recuperado em 2016 "http://www.nilsonjosemachado.net/20060804.pdf"
Okagawa, F.S., Bohomol E. e Cunha, I.C.K.O.(2013)"Competências desenvolvidas em um curso de especialização em gestão em enfermagem à distância". Acta Paulista de Enfermagem, 26(3),238-44. Recuperado em 2016 "http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002013000300006"pid=S0103-21002013000300006
Oliveira, M.A.N. (2007) "Educação à distância como estratégia para a educação permanente em saúde: possibilidades e desafios". Revista Brasileira de Enfermagem, 60(5),585-9. Recuperado em 2016 http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000500019
Perrenoud, P. (1999). Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Editora Artmed.
Schuelter, G. e Guarezi, R. (2015) "Produção de material didático e estudo para reutilizar objetos de aprendizagem buscando por competência". http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_265.pdf, Maio.
Tavares, R. (2010) "Aprendizagem significativa, codificação dual, e objetos de aprendizagem". Revista Brasileira Informática na Educação, 18(2),4-16. Recuperado em 2016 partir de http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/2006-IVESUD.pdf
Tavares, R. (2007) "Construindo mapas conceituais". Ciências & Cognição, 12(0),72-85. Recuperado a partir de http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf