Aprendizagem colaborativa: desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem em ambientes digitais

  • Patrícia Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Crediné de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Léa Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo


Este artigo descreve o trabalho desenvolvido durante a disciplina de Projetos de Aprendizagem em ambientes digitais oferecida em caráter eletivo para alunos de graduação de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvido no primeiro semestre de 2015. Apresenta um breve relato do contexto das tecnologias, dos trabalhos em ambientes digitais e da metodologia de Projetos de Aprendizagem, bem como as atividades desenvolvidas durante a disciplina, aportes tecnológicos utilizados, como ocorreu o processo de construção de conhecimento e uma avaliação do uso da metodologia por parte dos alunos e dos professores mediadores.

Referências

Costa, I. e Magdalena, B. (2008) "Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0". http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/Projetos_SBIE.pdf. Maio.

Dayan, S. (2007) "A discussão como ferramenta para o processo de socialização e para a construção do pensamento", Educação em Revista nº 45, Belo Horizonte. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982007000100002. Maio.

Fagundes, Lea da Cruz. et al. (1999) "Aprendizes do futuro: as inovações começaram!", Coleção Informática para a mudança na Educação. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=40249 . Maio.

Lévy, P. (1999) "Cibercultura", Tradução de Carlos Irineu da Costa, Editora 34, São Paulo. Abril.

Macedo, L. (1997) "Piaget e nossa inteligência", Material Paradidático Pátio Revista Pedagógica. [link]. Maio.

Piaget, J. (1976) "A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento", Zahar Editores, Rio de Janeiro. Abril.

Piaget, J. (1988) "Psicologia e Epistemologia Genética".In: Ramozzi-Chiarottino, Zelda. São Paulo. Maio.

Piaget, J. (1993) "O trabalho por equipes na escola", Tradução de Luiz G. Feiure. Revista de Educação – Diretoria do Ensino do Estado de São Paulo set/dez 1936. Adaptação para o português moderno: Andrea A. Botelho. Maio

Resnick, M. (2006), "Repensando o Aprendizado na Era Digital", Workshop Scratch e Cricket: novos ambientes de aprendizagem e de criatividade. Bradesco Instituto de Tecnologia. https://llk.media.mit.edu/papers/rethinkport.doc. Abril.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Patrícia; MENEZES, Crediné de; FAGUNDES, Léa. Aprendizagem colaborativa: desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem em ambientes digitais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 815-824. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.815.