A Formação Docente Inicial e Continuada Prepara os Professores para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em Sala de Aula?

  • Diovane Beira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Paula Nakamoto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Resumo


Esta pesquisa busca verificar se a formação docente, inicial ou continuada, prepara, efetivamente, os professores para o uso adequado das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) em sala de aula, considerando-se que várias escolas públicas brasileiras já estão informatizadas com computadores e rede de internet. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa qualitativa de natureza descritiva e explicativa, fazendo considerações sobre a importância da formação docente sobre a relação da cultura digital com a educação em um mundo globalizado e a formação docente para a prática pedagógica utilizando tais ferramentas como recursos didático-pedagógicos, como forma de qualificar o processo ensino-aprendizagem. O resultado é que a informatização das escolas públicas brasileiras é aparente, pois a formação ofertada aos professores para o uso destas, é ineficaz e é provado no cotidiano dessas instituições.

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Publicado
24/10/2016
BEIRA, Diovane; NAKAMOTO, Paula. A Formação Docente Inicial e Continuada Prepara os Professores para o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em Sala de Aula?. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 825-834. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.825.