Alfabetização Digital para Professores da Educação Básica: Um Relato de Experiência
Resumo
A revolução digital dos últimos anos tem gerado grandes quantidades de tecnologias, o que emerge para necessidade de se investir em profissionais que possam se apropriar desses recursos no ambiente escolar, tendo em vista que a escola é o ambiente responsável pela construção do pensamento crítico e deve contar com professores preparados para serem multiplicadores e mediadores do conhecimento. Com respeito a esta problemática, este artigo apresenta uma metodologia de alfabetização digital aos docentes que atuam na educação básica, expondo um relato de experiência obtido através de um curso de formação inicial e continuada no Município de Floresta/PE.
Referências
Borges, M. F. (2008) "Inserção da Informática no ambiente escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino", in Anais da CSBC /XXVIII WEI, Belém do Pará PA.
Carvalho, A. H. P. (2012) "Uma Proposta de Graduação para a Formação Profissional na Área de Segurança da Informação". In Anais da CSBC/XX WEI, Curitiba PR.
Costa, T; Silva. C; Rebulças. A; Alencar. L; Lopes, E; Dantas, V; Souza, F; Assis,E; Dantas, J; Almeida , L; Andrade, M. V. (2011) "Formação Tecnológica de Professores do Município de Rio Tinto: Um Relato de Experiência", In SBIE/XXII WIE, Aracajú SE.
Plano Nacional de Extensão (1999-2001). Brasília. In:http://www.mec.gov.br/sesu. Acesso em: 21 de março de 2015.
Sampaio, C. E. M., Oliveira, L. A., Nespoli, V., (2005) "A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil", Revista brasileira Estudos pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 213/214, p. 121-141.
Santana, E. C de. (2014) "A Utilização de Softwares Livres nas Escolas Públicas Estaduais da Área Urbana de Floresta PE: Um Estudo de Caso Sobre o Ponto de Vista dos Docentes", Monografia (Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Floresta/PE,91f.
Scaico, P. D.et al. (2012) "Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio". In: Anais do WIEWorkshop de Informática na Escola, Curitiba PR.
Wilson, C. Grizzle, A. Tuazon, R. Akyempong, K. Cheung, C. (2013) "Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores", Brasília: UNESCO, UFTM.