A mediação das TDIC na constituição da subjetividade espaço/temporal em estudantes do Ensino Médio.
Resumo
Este texto é parte da reflexão teórica acerca da importância do uso das tecnologias digitais nas aulas de Geografia como potencializadora da constituição da subjetividade espaço temporal, que estamos desenvolvendo na pesquisa de doutorado. Realizamos um panorama referente ao acesso às tecnologias nas escolas brasileiras a partir da interpretação dos dados da pesquisa TIC Educação 2014. Abordaremos a relação sociedade de consumo e as tecnologias, bem como as possibilidades de uso das tecnologias digitais nas aulas de Geografia. Por fim as considerações referentes à constituição da subjetividade espaço temporal dos estudantes e a condição de protagonista social e não somente inserido ao meio. Palavras-chave: Ensino de Geografia; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Constituição da Subjetividade.
Referências
_________.( 2001) Modernidade Liquida. Rio de Janiero: Zahar.
_________. (2008) Vida para Consumo. Rio de Janeiro: Zahar.
FIGUEIREDO, Gislaine Lourenço Rocha. NOBRE. Isaura Alcina Martins, PASSOS Marize Lyra Silva. (2015) Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente. CBIE-LACLO 2015. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015) Maceió – AL. Anais, p. 127 a 136. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie
CGI, TIC Educação 2014. São Paulo, SP: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015.Disponível em: http://cetic.br/pesquisa/educacao/ . Acesso em 19 de Março de 2016.
GOOGLE EATYH. Software Google Earth. Disponível em: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/ . Acesso em 20 Março 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Lei De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em 23 de Março de 2016.
PEREIRA, Ana M. O. TEIXEIRA, Adriano C. ( 2010) O Potencial das Tecnologias de Rede na Construção do conhecimento Geográfico. Dissertação de Mestrado. PPGEDU – UPF. 2010. Disponível em https://secure.upf.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=422
REY, Fernando L.G. ( 2005) Pesquisa Qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
SANTOS, Boaventura de S. ( 2006) A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez.
SANTOS, Milton.( 2009) A natureza do Espaço. São Paulo: Edusp.