Análise da efetividade de componente curricular para motivar colaboradores em projetos de Software Público

  • João C. Sedraz Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alex Sandro Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • Jorge L. C. Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Fernando d. F. de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Rodrigo Lins Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a efetividade do Núcleo Temático do Software Público Brasileiro (Núcleo SPB) para motivar estudantes a colaborarem em projetos do Portal do Software Público Brasileiro. O Núcleo SPB foi a primeira disciplina ofertada por uma universidade pública no Brasil, exclusivamente, para a promoção do Software Público Brasileiro. Os resultados indicam que a disciplina promoveu ganhos significativos na motivação dos estudantes, colaborando para o aprendizado e a reflexão dos benefícios associados ao Software Público Brasileiro.

Referências

Bitzer, J., Schrettl, W., Schröder, P. (2007). Intrinsic motivation in open source software development. Journal of Comparative Economics, v. 35, n. 1, p. 160-169.

Bonaccorsi, A., Rossi, C. (2006). Comparing motivations of individual programmers and firms to take part in the open source movement: From community to business. Knowledge, Technology & Policy, v. 18, n. 4, p. 40-64.

Brasil. Ministério da Educação. (2015). "Edital Proext/MEC 2016. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12243:editais>. Acesso em: 17/05/16.

Feller, J., Fitzgerald, B. (2000). A framework analysis of the open source software development paradigm. In: Proceedings of the twenty first international conference on Information systems. Association for Information Systems. p. 58-69.

Gagné, M., Deci, E. (2005). Self-determination theory and work motivation. Journal of Organizational behavior, v. 26, n. 4, p. 331-362.

Ghosh, R. (1998). Interviews with Linus Torvalds: What motivates software developers. First Monday, v. 3, n. 2.

González, J. et al. (2007). "Introducción al software libre". Universitat Oberta de Catalunya.

Hars, A., Ou, S. (2001) Working for free? Motivations of participating in open source projects. In: System Sciences, 2001. Proceedings of the 34th Annual Hawaii International Conference on. IEEE, 2001. p. 9 pp.

Jergensen, C., Sarma, A., Wagstrom, P. (2011). The onion patch: migration in open source ecosystems. In: Proceedings of the 19th ACM SIGSOFT symposium and the 13th European conference on Foundations of software engineering. ACM, p. 70-80.

Ljungberg, J. (2000). Open source movements as a model for organizing. European Journal of Information Systems, v. 9, n. 4, p. 208-216.

Lerner, J., Tirole, J. (2002). The open source movement: Key research questions. European Economic Review, v. 45, n. 4, p. 819-826.

Osterloh, M., Rota, S., Kuster, B. (2002). Trust and Commerce in Open Source—a Contradiction?. Trust in the Network Economy, p. 129-141.

Pinto, G., Kamei, F. (2014). "The Census of the Brazilian Open-Source Community". In: Open Source Software: Mobile Open Source Technologies. Springer Berlin.

Raymond, E. (1999). The cathedral and the bazaar. Knowledge, Technology & Policy, v. 12, n. 3, p. 23-49.

Scacchi, W. et al. (2006). Understanding free/open source software development processes. Software Process: Improvement and Practice, v. 11, n. 2, p. 95-105.

Silva, J. (2014). "Análise da Efetividade de Componente Curricular Para Motivar Colaboradores em Projetos de Software Público Brasileiro". Disponível em: http://repositorio.ufpe.br:8080/xmlui/handle/123456789/11532. Acesso em: 17/05/16.

Sommerville, I. (2011). Engenharia de Software. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 544 f.

Stallman, R. The GNU Manifesto. 1985. Disponível em: http://www.gnu.org/gnu/manifesto.html. Acesso em 20/05/2016.

Terceiro, A. et al.(2015). Software Público Brasileiro: de portal para plataforma integrada de colaboração. Revista da Sociedade Brasileira de Computação.

Krogh, G. et al. (2008). Open source software: What we know (and do not know) about motivations to contribute. In: The DRUID Conference: 17 June 2008; Copenhagen, Denmark.

Yin, R. K. (2013). Case study research: Design and methods. Sage publications.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, João C. Sedraz; GOMES, Alex Sandro; RAMOS, Jorge L. C.; SOUZA, Fernando d. F. de; RODRIGUES, Rodrigo Lins. Análise da efetividade de componente curricular para motivar colaboradores em projetos de Software Público. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 885-894. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.885.