Aplicação do Design Thinking em um Problema Educacional: Um Relato de Experiência

  • Alexsandra M. Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ana C. S. Correa Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • José M. R. S. Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ricardo A. C. Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Resumo


Este artigo descreve a experiência do uso da abordagem Design Thinking aplicada no contexto de um problema educacional. Para tanto, são apresentadas as fases do processo de design (descoberta, interpretação, ideação e experimentação) e os artefatos produzidos. Entre os benefícios da abordagem utilizada estão: pensamento abdutivo para repensar problemas no sistema de ensino; solução criativa de problemas; e foco na real necessidade dos usuários. Os resultados obtidos evidenciam os benefícios do Design Thinking quando aplicado ao meio educacional.

Referências

Martins, Jorge Santos (2001). O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas, SP: Papirus. Knuth, D. E. (1984), The TeXbook, Addison Wesley, 15th edition.

Vianna, Maurício; Vianna, Ysmar; Adler, Isabel; Lucena, Brenda; Russo, Beatriz (2012). Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro, RJ: MJV Press.

Instituto Educadigital. Design Thinking para educadores. Acessado em março/2016 em http://www.dtparaeducadores.org.br/site/material/.

Ferreira, Ana Carolina; Barreto, Jandiaci; Paiva, Luiz; Matos, Ecivaldo (2015). Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugada na educação básica. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola XXI WIE.

Brown, Tim (2010). Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier.

Baptista, Bianca Trindade; Vieira, Márcia de Freitas; Finco (2015). A utilização das tecnologias da informação e comunicação nos projetos educacionais interdisciplinares. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola XXI WIE.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Alexsandra M.; CORREA, Ana C. S.; S. FILHO, José M. R.; SOUZA, Ricardo A. C.. Aplicação do Design Thinking em um Problema Educacional: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 904-913. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.904.