O Uso das Tecnologias Digitais Acoplados aos Projetos de Conhecimento para Promover à Criatividade em Matemática

  • Antonio Neres Oliveira Universidade Federal do Maranhão
  • Magda Bercht Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcus Basso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Allison Nascimento Universidade Federal do Maranhão

Resumo


As novas gerações estão intimamente ligadas e implicadas pelas novidades tecnológicas, entretanto, existe um abismo entre informática e a educação ainda a ser superado. Este artigo descreve uma experiência didática acoplado a um projeto de conhecimento, no sentido de promover a criatividade em matemática alinhada à metodologia resolução de problemas. O estudo fez uso da pesquisa quanto-qualitativa participativa, que congregou uma amostra de 36 alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Imperatriz-MA. Os resultados mostram o potencial das tecnologias digitais, quando mediadas por projetos de conhecimento no desenvolvimento da criatividade em Matemática.

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Publicado
24/10/2016
OLIVEIRA, Antonio Neres; BERCHT, Magda; BASSO, Marcus; NASCIMENTO, Allison. O Uso das Tecnologias Digitais Acoplados aos Projetos de Conhecimento para Promover à Criatividade em Matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 948-952. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.948.