O Uso das Tecnologias Digitais Acoplados aos Projetos de Conhecimento para Promover à Criatividade em Matemática
Resumo
As novas gerações estão intimamente ligadas e implicadas pelas novidades tecnológicas, entretanto, existe um abismo entre informática e a educação ainda a ser superado. Este artigo descreve uma experiência didática acoplado a um projeto de conhecimento, no sentido de promover a criatividade em matemática alinhada à metodologia resolução de problemas. O estudo fez uso da pesquisa quanto-qualitativa participativa, que congregou uma amostra de 36 alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Imperatriz-MA. Os resultados mostram o potencial das tecnologias digitais, quando mediadas por projetos de conhecimento no desenvolvimento da criatividade em Matemática.
Referências
Dunn, J. A. (1975). "Tests of creativity in mathematics". International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 6(3), 327-332.
Engel, G. I. (2000). "Pesquisa-ação". Educar em Revista, (16), 181-191.
Gontijo, C. H. (2006). "Resolução e Formulação de Problemas: caminhos para o desenvolvimento da criatividade em Matemática". In Anais do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasil, 2, 1-11.
Gontijo, C. H. (2009). Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio.Tese de doutoramento não-publicada, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.
Haylock, D. W. (1984). Aspects of mathematical creativity in children aged 11-12. Unpublished doctoral dissertation, University of London, London, 1984.
Idris, N. e Nor, N. M. (2010). "Mathematical creativity: usage of technology". Procedia-Social andBehavioralSciences,2(2), 1963-1967.
Lubart, T. (2007). Psicologia da criatividade. Porto Alegre: Artmed.
Mann, E. L. (2006). "Creativity: the essence of mathematics". Journal for the Education of the Gifted, 30(2), 236-260.
Paulinho Filho, J., Nuñez, I. B. e Ramalho, B. L. (2004). "Ensino por projetos: uma alternativa para a construção de competência no aluno". In I. B. Nuñeze B. L. Ramalho. Fundamentos do ensinoaprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática: o novo Ensino Médio(pp. 265-283). Porto Alegre: Sulina.
Piaget, J. (1995).Abstração reflexionante:relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas.
Shimohara, C. e Sobreira, E. (2015)."Criando jogos digitais para a aprendizagem de matemática no ensino fundamental I". In Anais do Workshop de Informática na Escola, Brasil, 1, 72-81.
Vieira, M. e Baptista, B. (2015)."A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação nos projetos educacionais interdisciplinares". In Anais do Workshop de Informática na Escola, Brasil, 1, 197-206.