Prática pedagógica com celular e Stop-motion em interdisciplinaridade com Artes

  • Neliane Alves de Freitas Instituto Federal do Amapá
  • Italo Weyder Teles Marinho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá
  • Marcos Nascimento dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá
  • Olavo Brito Neto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá

Resumo


Considerando que o celular tem interferindo no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, provocando a falta de atenção dos alunos nas disciplinas cursadas, este trabalho sugere uma proposta de utilização de dispositivos móveis em sala apresentando os resultados da intervenção do Estágio Supervisionado realizado em uma escola estadual, com os alunos do 3° ano do Ensino Médio Regular. Os resultados apontam como uma alternativa viável a utilização de dispositivos móveis em sala de aula como mecanismo de produção e adaptação de conhecimento.

Referências

Audacity (2016). Site oficial. Acessado em Fevereiro de 2016. Disponível em: <http://www.audacityteam.org/>.

Blender Foundation (2016). "Página oficial da ferramenta Blender". Acessado em Fevereiro de 2016. Disponível em: <www.blender.org/>.

BRASIL. (2002) Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2. "Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior". Brasília. DOU 04.03.2002.

_______. (2015) "Regulamenta a utilização de parelhos celulares e equipamentos eletrônicos nas salas de aulas, bibliotecas e outros espaços de estudos das instituições de ensino públicas e/ou particulares localizadas no Estado do Amapá". DOU 10.5.2006. Projeto de Lei Nº 0152/15-AL. Estado do Amapá. Acessado em Maio de 2016. Disponível em: <www.al.ap.gov.br/ver_texto.php?iddocumento=58307>.

Cateater (2016). "Aplicativo Estúdio Stop Motion". Acessado em Fevereiro de 2016. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.cateater.stopmotionstudio&hl=en>.

Fernandes, M. E. D. S. (2001). Comunicação visual. Acção de Formação A27 – "Educação e Cultura Visual". Acção nº 18/2001 – Prof2000. Centro de Formação de Penalva e Azurara. Acessado em Maio de 2016. Disponível em: <www.prof2000.pt/users/mglfm/formandos/Eduarda/Eduarda.htm>.

Microsoft (2016). "Página oficial da ferramenta Movie Maker". Acessado em Fevereiro de 2016. Disponível em: <http://windows.microsoft.com/en-us/windows/movie-maker >.

Priebe K. A. (2007). "The Art of Stop-Motion Animation", Boston, Massachusetts: Thomson Course Technology PTR, 2007, ISBN 9781598632453.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
FREITAS, Neliane Alves de; MARINHO, Italo Weyder Teles; SANTOS, Marcos Nascimento dos; BRITO NETO, Olavo. Prática pedagógica com celular e Stop-motion em interdisciplinaridade com Artes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 953-957. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.953.