Clube de programação e oficinas com o Scratch: um relato de experiência
Resumo
Este projeto está sendo desenvolvido com o objetivo de introduzir a programação de computadores, por meio da linguagem Scratch, a alunos do Ensino Fundamental, como forma de desenvolver neles o raciocínio lógico e computacional e instigá-los ao interesse pela Computação. A linguagem possibilita ao aluno aprimorar o raciocínio e os conceitos matemáticos que norteiam a programação de computadores, visando estimular de maneira lúdica a interação por meio de blocos que remetem ao brinquedo de montar LEGO. O estudo está sendo realizado por meio de um clube de programação em parceria com um Colégio Estadual do município de Palotina-PR. Também são realizadas, eventualmente, oficinas de programação abertas à comunidade escolar. Apresentamos evidências de que as oficinas e o clube despertam o interesse dos alunos pela programação de computadores. Deste modo, este estudo pretende evidenciar a efetividade e viabilidade de introduzir a Ciência da Computação no Ensino Fundamental e avaliar o uso do Scratch neste contexto.
Referências
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