Clube de programação e oficinas com o Scratch: um relato de experiência

  • Josiane Patrícia Rodrigues dos Santos Soares Universidade Federal do Parana (UFPR)
  • Rafael Garcia Cerci Universidade Federal do Parana (UFPR)
  • Helio Henrique Lopes Costa Monte-Alto Universidade Federal do Parana (UFPR)

Resumo


Este projeto está sendo desenvolvido com o objetivo de introduzir a programação de computadores, por meio da linguagem Scratch, a alunos do Ensino Fundamental, como forma de desenvolver neles o raciocínio lógico e computacional e instigá-los ao interesse pela Computação. A linguagem possibilita ao aluno aprimorar o raciocínio e os conceitos matemáticos que norteiam a programação de computadores, visando estimular de maneira lúdica a interação por meio de blocos que remetem ao brinquedo de montar LEGO. O estudo está sendo realizado por meio de um clube de programação em parceria com um Colégio Estadual do município de Palotina-PR. Também são realizadas, eventualmente, oficinas de programação abertas à comunidade escolar. Apresentamos evidências de que as oficinas e o clube despertam o interesse dos alunos pela programação de computadores. Deste modo, este estudo pretende evidenciar a efetividade e viabilidade de introduzir a Ciência da Computação no Ensino Fundamental e avaliar o uso do Scratch neste contexto.

Referências

Papert, S. (1972). Teaching children to be mathematicians versus teaching about mathematics. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology,3(3):249–262.

Valente, J. A. (1999). O computador na sociedade do conhecimento. UNICAMP/NIED, São Paulo.

Júnior, J. C. R. P., Rapkiewicz, C. E., Delgado, C., e Xexeo, J. A. M. (2005). Ensino de algoritmos e programação: Uma experiência no nível médio. In XIII Workshop de Educação em Computação (WEI'2005), pages 2351–2362, São Leopoldo, RS.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Castro, T., Fuks, H., Spósito, M. A. F., e de Castro Jr, A. N. (2008). Análise de um Estudo de Caso para Aprendizagem de Programação em Grupo. Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, 4(2):155–160.

Rebouças, A. D. D. S., Marques, D. L., Costa, L. F. S., e Silva, M. A. A. (2010). Aprendendo a Ensinar Programação Combinando Jogos e Python. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, volume 1, pages 1–10.

Maloney, J., Resnick, M., Rusk, N., Silverman, B., e Eastmond, E. (2010). The scratch programming language and environment. Trans. Comput. Educ., 10(4):16:1–16:15.

Dias, K. L. e Serrão, M. d. L. (2014). A linguagem scratch no ensino de programação: Um relato de experiência com alunos iniciantes do curso de licenciatura em computação. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Brasília–DF.

Alencar, G. A., Freitas, A. K., e Danielle, J. (2014). Utilizando o scratch nas aulas de lógica de programação do proeja: Um relato de experiência. In Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE 2014, pages 542–545, Fortaleza, CE.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Josiane Patrícia Rodrigues dos Santos; CERCI, Rafael Garcia; MONTE-ALTO, Helio Henrique Lopes Costa. Clube de programação e oficinas com o Scratch: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 958-962. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.958.